Providências cautelares quanto aos meios de prova

AutorHelder Martins Leitão
Cargo do AutorAdvogado
Páginas105-106

Page 105

Tudo parte desta base:

Compete aos órgãos de polícia criminal, mesmo antes de receberem ordem da autoridade judiciária competente para procederem a investigações, praticar os actos cautelares necessários e urgentes para assegurar os meios de prova.

Que mais não é que o vazado no n.º 1, do art. 249.º do C.P.P.. E que transposta para o regime do processo penal tributário ficará:

... qualquer órgão de polícia criminal ou agente da administração tributária pratica, em caso de urgência ou de perigo de demora, os actos cautelares necessários e urgentes para assegurar os meios de prova...

.

Que mais não é que o teor do art. 37.º do R.G.I.T.. Sendo mister advertir: não se deve confundir o depósito dos bens apreendidos a título cautelar, do que resulta do depósito para venda imediata que no número seguinte trataremos.

Não, aqui visa-se como depósito - repete-se - acautelar a prova, evitar o desaparecimento ou destruição de tudo quanto pode vir a ser precioso como prova.

Com as providências cautelares quanto aos meios de prova pretende-se:

- proceder a exames dos vestígios do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT