Louvor n.º 673/2008, de 28 de Outubro de 2008

Louvor n. 673/2008

Louvo o 2. Batalháo de Infantaria Pára -quedista, da Brigada de Reacçáo Rápida, pelo brilhante desempenho e pelas excepcionais qualidades evidenciadas pelos militares constantes da relaçáo anexa e que constituíram a Força de Reacçáo Rápida (Quick Reaction Force) que, no quadro da International Security Assistance Force (ISAF), cumpriram a sua missáo no Teatro de Operaçóes (TO) do Afeganistáo.

Esta Força Nacional Destacada (FND), constituída por Comando e Secçáo de Comando, Destacamento de Apoio de Serviços e pela 22.ª Companhia de Atiradores Pára -quedistas, atribuída sob controlo operacional do Comando da ISAF (COMISAF), de 28 de Agosto de 2007 a 28 de Fevereiro de 2008, evidenciou -se pela sua alta prontidáo e permanente disponibilidade na conduçáo das missóes e tarefas que lhe foram atribuídas, destacando -se, destas, as seguintes:

A Operaçáo Centaur, concretizada por patrulhamentos intensos, motorizados, apeados e combinados com o Italian Battle Group (IT BG), o French Battle Group (FR BG) e com o Turkish Battle Group (TU BG), nas regióes de Paghman, Chahar Asiab Musahi, Shakar Darreh, Deh Sabz, Estalef, Bagrami e Khak e Jabbar.

A Operaçáo Koh Shamal, através de operaçóes de segurança (Patrulhas e Postos de Observaçáo) em proveito da segurança da utilizaçáo pelas aeronaves do Kabul InternationalL Airport, realizadas nas regióes onde se tinham verificado episódios de Surface to Air Fire (SAFIRE), nomeadamente nos corredores de aproximaçáo da navegaçáo aérea de e para Kaia (regióes de Deh Sabz, Shakar Darreh e Bagrami), traduzindo-se num significativo contributo para a neutralizaçáo da capacidade insurgente.

A Operaçáo Bastiani, em apoio às Afghan National Security Forces (ANSF), conduzindo operaçóes de segurança (Patrulhas e Postos de Observaçáo) na área de responsabilidade do IT BG, nomeadamente nos distritos de Chahar Asiab e de Paghman, contribuindo para o estabelecimento e a manutençáo de um ambiente de segurança, limitando a liberdade de movimento dos insurgentes.

A Operaçáo Ring Road no Regional Command South (RC -S), na província de Zabul. A missáo foi exercida nos distritos de Qalat e Sha Joy, através de patrulhamentos intensos, de postos de observaçáo, de reconhecimentos em força, de forma isolada e em conjunto com as Forças da Task Force Zabul (TF ZABUL) e com forças do Exército afegáo, conseguindo separar e desorganizar a actividade insurgente nas Staging Areas (Zonas de Reuniáo) e Forming Up Points (Pontos de Reuniáo no Objectivo), garantindo a liberdade de movimentos da populaçáo local, dos agentes da reconstruçáo e desenvolvimento (R&D) e aumentando a influência do Government of Islamic Repu-

blic of Afghanistan (GIRoA), negando ao mesmo tempo a liberdade de movimentos dos insurgentes na Highway 1 (Ring Road) e áreas limítrofes. Regista -se o facto de, em 24 de Novembro de 2007, durante o movimento terrestre para o RC -S, na regiáo de Wardag, a 22.ª Companhia Pára -quedista ter sofrido uma baixa, na sequência de um acidente de viaçáo.

A Operaçáo Firtina, no RC -C, no distrito de Bagrami, através de patrulhas, postos de observaçáo e Snap Vehicle Check Points, área conhecida de infiltraçáo dos insurgentes para a conduçáo de ataques de rocket e colocaçáo de IED's, ao longo dos itinerários utilizados pelas forças da ISAF e do Governo Afegáo, traduzindo -se numa neutralizaçáo desta capacidade.

Ao longo da sua permanência no TO afegáo, operando em circunstâncias extremamente adversas de clima, com condiçóes meteorológicas extremas e orografia acentuada, sob um ritmo desgastante, em ambiente de grande dureza e de acentuada instabilidade em termos de segurança, os militares da QRF/FND/ISAF, denotaram apurado sentido do dever, profunda noçáo de disciplina e forte coesáo, elevado espírito de sacrifício e abnegaçáo, patentes no cumprimento dos objectivos das inúmeras missóes onde foram empregues.

Mercê dos profundos conhecimentos tácticos/técnicos, da robustez psicológica e física, da serenidade e coragem em todas as circunstâncias, contribuíram para os rasgados elogios e muito honrosas referências que os comandos multinacionais a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT