Louvor n.º 405/2020

Data de publicação14 Outubro 2020
SectionSerie II
ÓrgãoPresidência do Conselho de Ministros - Gabinete Nacional de Segurança

Louvor n.º 405/2020

Sumário: Louva o Tenente-Coronel de Infantaria da Guarda Nacional Republicana, 1970329, Rogério Gil Raposo.

Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria da Guarda Nacional Republicana, 1970329, Rogério Gil Raposo, pela forma excecionalmente competente, empenhada e dedicada como exerceu, nos últimos sete anos, as funções que lhe foram cometidas no Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Ao longo deste período evidenciou, consistentemente e de forma exemplar, nos diversos cargos que ocupou, relevantes qualidades pessoais, acentuado espírito de missão, elevado sentido das responsabilidades e capacidade técnicoprofissional, que, alicerçados no valor da lealdade e num tranquilo mas eficaz estilo de liderança, em muito contribuiu para o crescimento e afirmação de uma entidade que, embora jovem, tem hoje uma importância ímpar na sociedade portuguesa.

Colocado inicialmente no Gabinete Nacional de Segurança (GNS) nos princípios de setembro de 2013, o Tenente-Coronel (TC) Rogério Raposo fez parte da equipa que desenvolveu os preparativos para o arranque do CNCS, estando no Centro desde a sua criação efetiva em 7 de outubro de 2014, primeiro como consultor, e nos últimos três anos e meio desempenhando as importantes funções de Chefe do Departamento de Operações do Centro, sendo, por inerência, responsável pelo CERT.PT, entidade incontornável e fundamental na coordenação da resposta a incidentes de cibersegurança que ocorram no ciberespaço de interesse nacional.

Nestas importantes funções, o TC Rogério Raposo liderou a sua equipa na coordenação da resposta a incidentes de dimensão assinalável, como é o caso do WannaCry e NotPetya em 2017, e mais recentemente, no âmbito do significativo incremento de incidentes de cibersegurança ocorridos no ciberespaço de interesse nacional, decorrentes da situação pandémica em que vivemos e da maior exposição da sociedade a variadíssimos tipos de ameaça cibernéticas, por via de um aumento notável do uso de meios digitais para a consecução das mais diversas atividades dos cidadãos.

Fruto da sua perseverança, resiliência psicológica e inteligência, a ação do TC Rogério Raposo relevou-se ainda decisiva na elaboração e aprovação de diversas candidaturas a programas de financiamento da União Europeia, que se constituíram como instrumentos fundamentais para reforço da capacidade do CNCS, nomeadamente enquanto CERT.PT e Autoridade Nacional de Cibersegurança no âmbito da Lei n.º 46/2018 de 13 de agosto, que estabelece o regime...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT