Louvor n.º 126/2021

Data de publicação17 Março 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional

Louvor n.º 126/2021

Sumário: Louvo o Coronel de Transmissões NIM 04138589, António Pedro Velez Quaresma Rosa.

Por proposta do Major-General Jorge Filipe Marques Moniz Côrte-Real Andrade, Subdiretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, louvo o Coronel de Transmissões, NIM 04138589, António Pedro Velez Quaresma Rosa, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstrados, desde março de 2020, nas funções de assessoria na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.

Detentor de uma vasta experiência militar, conjuga invulgares qualidades pessoais e profissionais das quais se destacam a iniciativa, a permanente disponibilidade, o elevado sentido de missão e de cooperação, a integridade de caráter, a lealdade e uma permanente defesa dos princípios da Defesa Nacional e dos valores militares.

Estas qualidades e o seu valioso conhecimento da NATO e das instituições europeias deram um valioso contributo para o desenvolvimento da capacidade de Ciberdefesa nacional, no âmbito da Comité de Monitorização da Ciberdefesa (CMCD), do projeto Cyber Academia and Innovation Hub (CAIH), nacional e PESCO, e ainda da preparação de eventos ciber da Defesa Nacional da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE2021).

No âmbito do CMCD, apresentou fundadas propostas e apoiou os subgrupos de trabalho e as respetivas tarefas em curso, nomeadamente para o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Ciberdefesa e para a Política de Recursos Humanos para a Ciberdefesa, esta nas componentes de recrutamento, retenção e formação.

No âmbito do projeto Cyber Academia and Innovation Hub, nas suas vertentes nacional e PESCO (EU CAIH), consolidou as bases para o lançamento da Calling Letter e desenvolveu o site de divulgação, com vista à identificação das entidades da Base Tecnológica e Industrial de Defesa e do Sistema Científico e Tecnológico Nacional que irão integrar o Agrupamento de Entidades do CAIH. Igualmente, foi responsável pela coordenação - com a Agência Europeia de Defesa (EDA), Espanha e demais Estados-Membros interessados no projeto - do planeamento das atividades para o início formal do EU CAIH e para o desenvolvimento do programa de trabalhos da sua...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT