Louvor n.º 110/2017

Data de publicação13 Março 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoAdministração Interna - Gabinete da Ministra

Louvor n.º 110/2017

Louvo o Tenente Coronel da Guardia Civil do Reino de Espanha, D. Juan Antonio Gama Dordio, pela excelência do seu desempenho profissional e pelo importante contributo que vem prestando à cooperação com Portugal, em especial durante os últimos três anos em que vem desempenhando as importantes funções de Chefe da Unidade Fiscal e Aeroportuária da Comandância de Madrid, responsável pela segurança no Aeroporto Adolfo Suarez de Madrid-Barajas, demonstrando grande dedicação em serviço da segurança pública.

A segurança prestada pela Guardia Civil no Aeroporto Adolfo Suarez de Madrid-Barajas, serviço que o Tenente Coronel Juan Gama superiormente dirige, configura uma missão de extrema complexidade, que exige qualidades de coragem e bravura, e que inclui uma Unidade de Segurança, com equipas de deteção e inativação de explosivos, equipas cinotécnicas, serviço de informação para análise de riscos e prevenção antiterrorista, equipas de investigação criminal, possuindo ainda uma Unidade Fiscal e Aduaneira, com responsabilidades de controlo da carga e dos passageiros que utilizam as instalações aeroportuárias.

Oficial ponderado e organizado, de acentuada perspicácia e profundo sentido de missão, tem reservado, apesar das suas elevadíssimas responsabilidades, total disponibilidade, provado esforço e energia para atender as muitas solicitações que lhe são feitas pelos serviços da Embaixada de Portugal, nomeadamente no acesso e trânsito pelas Zonas VIP de Entidades do Estado Português que se deslocam oficialmente a Espanha, contribuindo efetivamente para que as visitas decorram com a normalidade, fluidez e adequada gestão do tempo por parte das Altas Entidades portuguesas.

Por outro lado, é importante salientar os longos e profícuos anos de carreira que o Tenente Coronel Juan Gama dedicou ao serviço da investigação criminal, quer em atividades de antiterrorismo, quer em Unidades de Policia Judicial. Neste âmbito, destacaríamos, em especial, a chefia de Unidades investigação e de Grupos de Análise Criminal, nos âmbitos do combate à delinquência económica e tecnológica, bem como ao tráfico de droga e branqueamento de capitais, com destacados...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT