Lei n.º 26/2008, de 27 de Junho de 2008

Lei n. 26/2008

de 27 de Junho

Nona alteraçáo à Lei n. 21/85, de 30 de Julho (Estatuto dos Magistrados Judiciais), e quinta alteraçáo à Lei n. 13/2002, de 19

de Fevereiro (Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais)

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161. da Constituiçáo, o seguinte:

Artigo 1.

Alteraçáo à Lei n. 21/85, de 30 Julho

Os artigos 46., 47., 48., 52., 67., 148. e 150. da Lei n. 21/85, de 30 de Julho (Estatuto dos Magistrados Judiciais), alterada pelo Decreto -Lei n. 342/88, de 28 de Setembro, e pelas Leis n.os 2/90, de 20 de Janeiro, 10/94, de 5 de Maio, 44/96, de 3 de Setembro, 81/98, de 3 de Dezembro, 143/99, de 31 de Agosto, 3 -B/2000, de 4 de Abril, e 42/2005, de 29 de Agosto, passam a ter a seguinte redacçáo:

Artigo 46. [...]

1 - (Anterior corpo do artigo.)

2 - O concurso curricular referido no número anterior é aberto por deliberaçáo do Conselho Superior da Magistratura quando se verifique a existência e necessidade de provimento de vagas de juiz da Relaçáo.

Artigo 47.

Concurso, avaliaçáo curricular e graduaçáo

1 - O concurso compreende duas fases, uma primeira fase na qual o Conselho Superior da Magistratura define o número de concorrentes que iráo ser admitidos a concurso de entre os juízes de direito mais antigos dos classificados com Muito bom ou Bom com distinçáo e uma segunda fase na qual é realizada a avaliaçáo curricular dos juízes seleccionados na fase anterior e efectuada a graduaçáo final.

2 - Na primeira fase, o Conselho Superior da Magistratura tem em consideraçáo, na definiçáo do número de vagas a concurso, o dobro do número de lugares náo providos nos tribunais da Relaçáo e as disposiçóes constantes do artigo 48.

3 - Os magistrados que concorram indicam por ordem decrescente de preferência os tribunais da Relaçáo a que concorrem, bem como os tribunais a que renunciem.

4 - Os concorrentes seleccionados na fase anterior inte-gram uma segunda fase na qual defendem publicamente os seus currículos perante um júri com a seguinte composiçáo:

a) Presidente do júri - o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que pode delegar num dos vice--presidentes ou em outro membro do Conselho Superior da Magistratura com categoria igual ou superior à de juiz desembargador;

b) Vogais:

i) Um magistrado membro do Conselho Superior da Magistratura com categoria náo inferior à de juiz desembargador;

ii) Dois membros do Conselho Superior da Magistratura, náo pertencentes à magistratura, a eleger por aquele órgáo;

iii) Um professor universitário de Direito, com categoria náo inferior à de professor associado, escolhido, nos termos do n. 5, pelo Conselho Superior da Magistratura.

5 - O Conselho Superior da Magistratura solicita, a cada uma das universidades, institutos universitários e outras escolas universitárias, públicos e privados, que ministrem o curso de Direito, a indicaçáo, no prazo de 20 dias úteis, do nome de um professor de Direito, com a categoria náo inferior à de professor associado, procedendo, subsequentemente, à escolha do vogal a que se refere a subalínea iii) da alínea b) do n. 4, por votaçáo, por voto secreto, de entre os indicados.

6 - O júri emite parecer sobre a prestaçáo de cada um dos candidatos, a qual é tomada em consideraçáo pelo Conselho Superior da Magistratura na elaboraçáo do acórdáo definitivo sobre a graduaçáo final dos candidatos e que fundamenta a decisáo sempre que houver discordância em relaçáo ao parecer do júri.

7 - A graduaçáo final dos magistrados faz -se de acordo com o mérito relativo dos concorrentes, tomando-se em consideraçáo, em 40 %, a avaliaçáo curricular, nos termos previstos no número anterior, e, em 60 %, as anteriores classificaçóes de serviço, preferindo em caso de empate o juiz com mais antiguidade.

8 - O Conselho Superior da Magistratura adopta as providências que se mostrem necessárias à boa organizaçáo e execuçáo do concurso de acesso ao...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT