Despacho n.º 18805/2000(2ªSérie), de 15 de Setembro de 2000

Despacho n.º 18 805/2000 (2.' série). - Considerando que o Teatro Nacional de São João tem como missão a criação e produção teatral, devendo funcionar como referência de excelência de execução técnico-artística, como forma de garantir a clara e inequívoca assunção do Estado das responsabilidades de serviço público que lhe cabem neste domínio; Considerando que o encenador José Manuel Franco Wallenstein Teixeira é uma personalidade profundamente conhecedora do panorama relacionado com a actividade teatral, tendo vindo a demonstrar ao longo dos últimos anos pública e reconhecida competência nesta área; Considerando que o seu currículo é suficientemente revelador das suas qualidades pessoais e profissionais para o exercício do cargo para o qual se propõe a sua nomeação: Assim: Ao abrigo do disposto nos nºs. 1, 3 e 4 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 242/97, de 18 de Setembro, e sob proposta do Ministro da Cultura, nomeio o encenador José Manuel Franco Wallenstein Teixeira para o cargo de director do Teatro Nacional de São João, com efeitos a partir de 27 de Setembro de 2000.

29 de Agosto de 2000. - O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

José Wallenstein Nasceu em Lisboa, em 1959.

Tem o curso de formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema.

Actor profissional desde 1980, trabalhou no teatro, como actor, com os encenadores Luís Miguel Cintra, Ricardo Pais, Nuno Carinhas, Carlos Avilez, Miguel Guilherme, Carlos Fernando, Gastão Cruz, Jorge Listopad, Fernanda Lapa, Georges Lavelli, Brigitte Jacques, Filipe LaFéria, Orlando Neves, Castro Guedes, Alberto Lopes e Rui Mendes.

Na área do áudio-visual, participou em diversos filmes e séries de televisão para produtoras nacionais e estrangeiras.

Em 1990 realiza a sua primeira encenação, com a peça Inimigos, de Nigel Williams, em que, também, assina a tradução. Encena e traduz, em 1992, Estrelas na Manhã, de Alexander Galine, produzido e apresentado no Teatro da Graça, em Lisboa. Este espectáculo recebeu o Prémio de Melhor Produção do Ano, atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.

Em 1993 dirige e traduz o espectáculo Dámabrigo para a Companhia de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT