Despacho n.º 979/2022 de 26 de maio de 2022

Data de publicação26 Maio 2022
Número da edição102
ÓrgãoSecretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais
SeçãoSérie 2

Nos termos previstos no n.º 4 do artigo 224.º do Estatuto do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário na Região Autónoma dos Açores, na redação que lhe foi dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 25/2015/A de 17 de dezembro, considera-se a realização Evento Formativo "Recuperação de Ecossistemas" que decorrerá nos dias 03 e 04 junho de 2022, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, organizado pelo Município de Vila do Porto, relevante para os docentes da Região Autónoma dos Açores que participem no evento.

O evento, no dia 3 de junho, proporcionará aos participantes um conjunto de palestras, num total de 8 horas, complementadas com uma saída de campo no dia 4 de junho com o acompanhamento do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de Santa Maria e da equipa técnica do LIFE Snails.

Restaurar um ecossistema, terrestre ou marinho, é o processo de reverter a sua degradação e recuperar a sua funcionalidade ecológica; ou seja, melhorar a produtividade e a capacidade que o ecossistema tem para responder às necessidades da sociedade. A recuperação de ecossistemas destruídos ou degradados contribui fortemente para a mitigação, resiliência e adaptação às alterações climáticas; para proteção da biodiversidade; para a melhoria da saúde e bem-estar; para o acesso, justo e equitativo, a alimentos e a água potável, bem como para equilíbrio social e económico.

Os projetos de conservação da natureza, que preveem a recuperação ou preservação de habitats e espécies, aplicam-se a nível local, mas com impacto global. Os trabalhos de conservação da natureza por si só, assumem uma importância elevadíssima, contudo, os trabalhos de informação, educação e sensibilização das populações que interagem com esses bens ecossistémicos podem ter um impacto indelével na formação de cidadão conscientes. Neste contexto, em que a educação, informação e sensibilização das populações se demonstra de elevada importância, reveste-se de significativa pertinência formar educadores ambientais que assumam a responsabilidade de transmitir a informação, educar e sensibilizar para as questões relacionadas com a temática do evento. Os professores e educadores de infância revelam-se como incontornáveis educadores...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT