Despacho n.º 7693/2021

Data de publicação05 Agosto 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior

Despacho n.º 7693/2021

Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Guias de Natureza da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda.

Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Guias de Natureza, a ministrar pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda;

Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 4443/2020, de 13 de abril:

Determino:

É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Guias de Natureza da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda.

21 de abril de 2021. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.

ANEXO

1 - Instituição de ensino superior

Instituto Politécnico da Guarda - Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

2 - Curso técnico superior profissional

T567 - Guias de Natureza

3 - Número de registo

R/Cr 23/2021

4 - Área de educação e formação

422 - Ciências do ambiente

5 - Perfil profissional

5.1 - Descrição geral

Realizar, de uma forma autónoma ou integrados em equipas, projetos de interpretação e educação patrimonial, natural e cultural, contribuindo para a promoção e a consciencialização da sustentabilidade e conhecimento dos territórios.

5.2 - Atividades principais

a) Classificar territórios de acordo com as suas características geomorfológicas, biológicas e culturais;

b) Identificar a fauna, a flora e a geomorfologia de um território e da sua paisagem;

c) Planear, executar e avaliar atividades de educação ambiental que potencializem a valorização de territórios classificados;

d) Inventariar e georreferenciar recursos patrimoniais, naturais e culturais;

e) Supervisionar e acompanhar trabalhos de inventariação, recenseamento e distribuição de recursos patrimoniais naturais e culturais;

f) Realizar trabalhos de interpretação e educação patrimonial, natural e cultural, ajustados a vários públicos e múltiplos contextos;

g) Gerir e coordenar visitas de grupos de pessoas a parques e reservas naturais, assim como outras áreas classificadas do território, como as Reservas Biosfera e os Geoparques Mundiais da Unesco;

h) Acompanhar grupos heterogéneos, interessados no conhecimento da natureza;

i) Planear e executar atividades de interpretação potenciadoras da valorização do património natural, inserido no seu contexto;

j) Coordenar projetos e ou programas de investigação na natureza quer relacionados com os recursos geológicos, quer com os recursos biológicos;

k) Valorizar de uma forma educativa, turística e social o conhecimento dos territórios;

l) Desenvolver projetos relacionados...

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