Despacho n.º 7692/2021
Court | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Section | Serie II |
Published date | 05 Agosto 2021 |
Despacho n.º 7692/2021
Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração.
Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens, a ministrar pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração;
Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 4443/2020, de 13 de abril:
Determino:
É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração.
20 de abril de 2021. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior:
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração.
2 - Curso técnico superior profissional:
T079 - Acompanhamento de Crianças e Jovens.
3 - Número de registo:
R/Cr 22/2021.
4 - Área de educação e formação:
761 - Serviços de apoio a crianças e jovens.
5 - Perfil profissional:
5.1 - Descrição geral:
Planear, elaborar, dinamizar e coordenar atividades pedagógicas e lúdicas, com vista à promoção de bem-estar e de desenvolvimento, da educação pessoal e social e do desenvolvimento de competências, junto de crianças e jovens em idade escolar, em contextos educativos e sociais diversificados, de acordo com princípios deontológicos e de valorização da formação humana.
5.2 - Atividades principais:
a) Acompanhar e promover o bem-estar global, a formação pessoal e social e o desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo e psicomotor das crianças e jovens, em diferentes contextos educativos;
b) Planificar, implementar e avaliar projetos de intervenção educativa com crianças e jovens, em diferentes respostas socioeducativas;
c) Conceber, produzir e desenvolver recursos educativos de apoio a crianças e jovens, adequados ao nível de desenvolvimento e ao contexto de atuação;
d) Integrar equipas multidisciplinares com funções orientadas para o apoio a crianças e jovens, colaborando na planificação, no desenvolvimento e na avaliação de atividades e de projetos;
e) Planificar, gerir e dinamizar atividades pedagógicas, lúdicas, extracurriculares e de tempos livres especialmente orientadas para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens;
f) Colaborar na inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais, recorrendo a estratégias e recursos educativos que favoreçam o seu...
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