Despacho n.º 6792/2019

Data de publicação30 Julho 2019
SeçãoSerie II
ÓrgãoAgricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - Gabinete do Ministro

Despacho n.º 6792/2019

Sumário: Concede a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural a José Graziano da Silva.

A Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural visa reconhecer publicamente e distinguir as pessoas ou organizações que, de forma particularmente dedicada e empenhada, através da sua ação continuada, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento da agricultura e valorização do mundo rural.

José Graziano da Silva nasceu a 17 de novembro de 1949, nos Estados Unidos da América, enquanto o seu pai concluía, naquele país, os estudos de pós-graduação, depois de se ter tornado engenheiro agrónomo. José Graziano da Silva seguiu-lhe os passos e licenciou-se também em Agronomia, através da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, em 1972. Foi nessa mesma Universidade que concluiu o mestrado em Economia e Sociologia Rural, em 1974. Prosseguiu os seus estudos na Universidade Estadual de Campinas, onde obteve o doutoramento em Economia com a tese Progresso técnico e força de trabalho na agricultura brasileira, em 1980. Concluiu dois pós-doutoramentos: um sobre Estudos Latino-Americanos, pela Universidade de Londres, e outro em Estudos Ambientais, pela Universidade de Califórnia, Santa Cruz.

Foi na Universidade Estadual de Campinas que, em 2010, terminou uma carreira académica de mais de 30 anos, ao longo da qual publicou 25 livros dedicados aos temas do desenvolvimento rural, segurança alimentar e economia agrícola, temas sobre os quais se debruçam igualmente os inúmeros artigos publicados nos mais prestigiados jornais internacionais. No Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas foi Coordenador do Núcleo de Economia Agrícola, Chefe de Departamento e Coordenador do Programa de Mestrado e Doutoramento em Desenvolvimento Económico, Espaço e Meio Ambiente.

No ano 2001, José Graziano da Silva foi chamado a coordenar a elaboração do Programa Fome Zero, no Brasil, um programa que introduziu um novo modelo de desenvolvimento, focado na erradicação da fome e na inclusão social através da implementação de políticas macroeconómicas, sociais e industriais, que Graziano da Silva seria chamado a implementar, em janeiro de 2003, como Ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome. Mais tarde, em 2014, o Brasil saiu finalmente do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), tornando-se no primeiro país em desenvolvimento...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT