Despacho n.º 4530/2018

Data de publicação09 Maio 2018
SectionSerie II
ÓrgãoNegócios Estrangeiros e Economia - Gabinetes do Ministro da Economia e do Secretário de Estado da Internacionalização

Despacho n.º 4530/2018

A RENAULT CACIA, S. A., constituída em 1999 e sita em Cacia, Aveiro, dedica-se ao fabrico de peças e órgãos mecânicos, designadamente, caixas de velocidade e motores para a indústria automóvel, tendo como principais clientes o Grupo RENAULT e a Aliança RENAULT-NISSAN.

A RENAULT CACIA, S. A., é uma empresa relevante no setor de fabricação de componentes para automóveis quer pelo seu volume de produção quer por ser a única fábrica de caixas de velocidade em Portugal e insere-se no «cluster» da indústria automóvel que é estratégico para a economia nacional.

A RENAULT CACIA, S. A., propõe-se realizar um Projeto de Investimento (o «Projeto»), ao abrigo do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial e Empreendedorismo previsto no Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização, adotado pela Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro, alterada pela Portaria n.º 181-B/2015, de 19 de junho, pela Declaração de Retificação n.º 30-B/2015, de 26 de junho, pela Portaria n.º 328-A/2015, de 2 de outubro, pela Portaria n.º 211-A/2016, de 2 de agosto, pela Portaria n.º 142/2017, de 20 de abril, e pela Portaria n.º 360-A/2017, de 23 de novembro, que visa o fabrico da nova caixa de velocidades, denominada JT4 e destinada a veículos ecoeficientes, bem como, de um conjunto de novos componentes para as caixas de velocidades denominadas TX26 e TX30, nomeadamente, os cárteres de embraiagem, os cárteres de mecanismo e «cone crabot», integrando soluções para redução das emissões de CO2.

Este Projeto apresenta um significativo grau de novidade e difusão no mercado nacional e internacional por integrar a fabricação de uma caixa de velocidades única no mercado automóvel mundial. Verifica-se também uma evolução significativa da conceção e dimensão do conjunto de componentes para as novas caixas de velocidades TX26 e TX30, implicando a definição de uma nova geometria com efeitos no seu volume, na circulação do óleo e no alojamento dos rolamentos, que tornam estes produtos inovadores quer para o Grupo RENAULT quer para os mercados nacional e internacional.

O Projeto tem um impacto relevante sobre a atividade económica nacional, em particular sobre as PME, contribuindo para a criação de valor a montante e a jusante.

Prevê-se assim, a montante, o aumento da incorporação nacional, nomeadamente, no que respeita às empresas fornecedoras de peças em bruto provenientes de fundições de alumínio e às empresas prestadoras de serviços, tais como as...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT