Despacho n.º 2876/2017

Data de publicação06 Abril 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade de Coimbra

Despacho n.º 2876/2017

Por Despacho n.º 128/2010, de 8 de setembro, foi criado o Projeto Especial de Ensino à Distância, tendo, por Despacho n.º 31/2014, de 11 de março, sido estabelecido o prazo de 36 meses para a duração do mesmo.

A criação deste Projeto procurou responder, desde logo, à necessidade de requalificação de diplomados e de cidadãos no ativo, nomeadamente através da criação de oferta formativa não conferente de grau não presencial. Com esse objetivo o Projeto já criou 28 cursos não conferentes de grau, em áreas e temas muito distintos, num total de 95 edições, envolvendo 1794 formandos e 101 docentes. Para o conseguir numa instituição de ensino presencial como é a Universidade de Coimbra, o desenvolvimento de uma oferta formativa a distância, de qualidade, obriga a um trabalho intenso de conceção pedagógica e de produção de conteúdos, nomeadamente multimédia, que a maioria dos docentes não consegue desenvolver de forma autónoma, papel desempenhado por este projeto especial.

Mas estes anos vieram trazer novos desafios.

Por um lado, é evidente que mesmo o ensino presencial necessita cada vez mais de incorporar a realidade que é a disseminação da informática e da internet e as novas formas de acesso à informação que estas permitem, pelo que pode e deve apoiar-se cada vez mais numa utilização inteligente das novas tecnologias, ambicionando a Universidade de Coimbra que os docentes reflitam sobre as suas estratégias pedagógicas e desenvolvam conteúdos e materiais disponíveis online, tarefa para o qual este projeto especial também se espera que contribua.

Por outro lado, a Universidade de Coimbra tem uma estratégia clara de captação de estudantes...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT