Despacho n.º 2743/2018

Data de publicação16 Março 2018
SectionSerie II
ÓrgãoEconomia - Direção-Geral de Energia e Geologia

Despacho n.º 2743/2018

A Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro, que aprovou o Orçamento de Estado para 2018, alterou o regime jurídico aplicável às atividades de produção, transporte, distribuição e comercialização de eletricidade no sentido de, quando existam pedidos que, globalmente, excedam a capacidade de receção de eletricidade da zona de rede, a atribuição da licença de produção ou emissão de comunicação prévia, ao abrigo do regime remuneratório geral é atribuída, até ao limite da capacidade disponível na zona de rede respetiva, por sorteio, de entre aqueles que se encontrem devidamente instruídos e em condições de serem licenciados, por período e zona de rede, a realizar de acordo com regulamento aprovado por portaria do membro do Governo responsável pela área da energia.

O regulamento para atribuição de licenças de produção ou aceitação de comunicação prévia para a produção de eletricidade em regime especial e no regime remuneratório geral (Regulamento), foi aprovado pela Portaria n.º 62/2018, de 2 de março de 2018, do Secretário de Estado de Energia, assinada a 26 de fevereiro de 2018, e publicada na 1.ª série do Diário da República n.º 44, de 2 de março.

Nos termos do artigo 10.º do Regulamento, no prazo máximo de 10 dias após a sua entrada em vigor, deve a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) publicar o Aviso referente ao primeiro sorteio de 2018, para os pedidos de licença de produção ou aceitação de comunicação prévia para a produção de eletricidade em regime especial e no regime remuneratório geral que se encontrem pendentes e estavam devidamente instruídos até 31 de dezembro de 2017.

O lançamento de um sorteio exige um processo meticuloso e rigoroso, que passa pela elaboração e submissão da aprovação do Aviso com todos os seus elementos, incluindo a organizações dos lotes e sublotes.

A tudo isto, deve a DGEG apresentar em janeiro de cada ano um relatório de monitorização dos sorteios realizados, incluindo a monitorização e acompanhamento da execução dos resultados dos sorteios anteriores.

A organização interna da DGEG obedece ao modelo de estrutura hierarquizada, nos termos do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 130/2014, de 29 de agosto, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 33/2016, de 28 de junho.

Nos termos do n.º 3 do artigo 20.º da Lei n.º 4/2004, na redação em vigor, que estabelece os princípios e normas a que obedece a organização da administração direta do Estado, quando seja exclusivamente adotada a estrutura hierarquizada, e desde que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT