Despacho n.º 2355/2021

Data de publicação02 Março 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoInstituto Politécnico de Beja

Despacho n.º 2355/2021

Sumário: Curso de pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica no Setor Florestal da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Beja.

Sob proposta da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Beja, foi aprovado, nos termos da alínea c) do n.º 2 do artigo 40.º dos Estatutos do Instituto Politécnico de Beja, aprovados pelo Despacho Normativo n.º 47/2008, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 169, de 2 de setembro, a criação do curso de Pós-Graduação em Sistemas de Informação Geográfica no Setor Florestal.

Artigo 1.º

Criação

O Instituto Politécnico de Beja através da sua Escola Superior de Tecnologia e Gestão em cumprimento do disposto no Decreto-Lei n.º 95/97, de 23 de abril, no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro e dos Despachos n.os 10543/2005 e 7287-C/2006, respetivamente de 11 de maio e de 31 de março, cria o curso de Pós-Graduação em Sistemas de Informação Geográfica no Setor Florestal.

Artigo 2.º

Objetivos

O curso tem como objetivos:

Capacitar os agentes dos Gabinetes Técnicos Florestais (GTF) relativamente à gestão da floresta permitindo que os municípios cumpram com as obrigações em termos de planeamento municipal de defesa da floresta contra incêndios, bem como outras no domínio da prevenção.

Proporcionar uma sólida formação científica, teórica e aplicada, capaz de formar profissionais habilitados a desenvolver e operacionalizar Planos de Defesa da Floresta contra Incêndios (PDFCI).

Adquirir conhecimentos e domínio de ferramentas SIG para a elaboração de cartografia de risco associada à floresta, permitindo-se desta forma proporcionar uma base sólida para a correta gestão de informação georreferenciada, possibilitando uma rápida integração nos diferentes níveis de planeamento e no suporte técnico às ocorrências de incêndio florestal.

Através de um processo de aprendizagem continuo, os formandos deste curso adquirem uma especialização, ao nível dos conceitos, do enquadramento, das tecnologias, das ferramentas, e dos processos através da aplicação de metodologias de SIG específicas.

Artigo 3.º

Organização do curso

O curso identificado no artigo 1.º, adiante designado simplesmente por curso, organiza-se pelo sistema europeu de créditos (ECTS).

Artigo 4.º

Estrutura curricular e plano de estudos

A estrutura curricular e o plano de estudos do curso são os...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT