Despacho n.º 2211/2021

Data de publicação01 Março 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoEconomia e Transição Digital - Instituto Português da Qualidade, I. P.

Despacho n.º 2211/2021

Sumário: Aprovação do modelo n.º 103.17.20.3.74 - reservatório de armazenamento de instalação fixa, do tipo cilíndrico vertical da marca COSVALINOX e modelo CPA.

Despacho de aprovação de modelo n.º 103.17.20.3.74

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria n.º 962/90, de 9 de outubro e da Portaria n.º 1541/2007, de 6 de dezembro, aprovo o Reservatório de Armazenamento de Instalação Fixa, do Tipo Cilindrico Vertical da marca COSVALINOX e modelo CPA, fabricado e requerido pela firma COSVALINOX - Indústria Metalúrgica e Equipamentos, Lda., com sede na Rua do Síndico, n.º 81, Costa do Valado, 3810-805 Oliveirinha.

1 - Descrição sumária

Trata-se de um reservatório cilíndrico de eixo vertical cuja capacidade nominal pode variar de 0,5 m3 a 200 m3, considerado como recipiente de medida, com tampo e fundo cónicos, apoiado sobre pés.

A figura seguinte apresenta o desenho esquemático do reservatório.

(ver documento original)

Este modelo de reservatório pode apresentar as dimensões seguintes:

(ver documento original)

2 - Constituição

Este reservatório cilíndrico de eixo vertical, é construído em Aço inox AISI 316 e Aço inox AISI 304.

A estrutura do reservatório é composta por:

Tampo cónico, com boca de acesso para inspeção sempre que aplicável e demais tubuladuras, incluindo sistema de segurança e outros, tubuladura com dispositivo de sondagem;

Corpo cilíndrico que pode apresentar de 1 a 8 virolas, entrada de homem, tubuladuras de saída de produto e dreno, escala de nível, tubuladuras para instrumentação, placa de sondagem, e sempre que aplicável, tomas de amostra, sondas para medição da massa volumétrica e da temperatura e escada de acesso,

Fundo cónico com esgotamento total do produto e pés de apoio com ou sem regulação.

A placa de sondagem é fixa à primeira virola e a ligação entre os vários elementos do fundo, virolas e teto é feita por soldadura.

Os dispositivos de sondagem ou dos indicadores automáticos de nível nos reservatórios terão de satisfazer os desenhos de construção e esquemáticos de instalação.

3 - Condições de utilização

Os reservatórios destinam-se a ser utilizados para armazenagem de produtos de álcool e seus derivados à pressão atmosférica e à temperatura ambiente.

4 - Características metrológicas

Os reservatórios apresentam uma capacidade nominal que pode variar entre 0,5 m3 e os 200 m3. Possuem dispositivos de referência (orifício e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT