Despacho n.º 1855/2017

Data de publicação03 Março 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoEconomia - Instituto Português da Qualidade, I. P.

Despacho n.º 1855/2017

Aprovação de modelo n.º 601.42.16.3.51

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º

do Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria n.º 962/90, de 9 de outubro e da Portaria n.º 797/97, de 1 de setembro, aprovo o opacímetro, marca MOTORSCAN, modelo EUROSMOKE MODULE 9011, fabricado por Motorscan e requerido pela firma Gruber unipessoal Lda., com sede na Rua Oliveira Martins, n.º 10, 5.º Dt.º, 2810-108 Almada, Portugal.

1 - Descrição sumária

Este opacímetro é um aparelho de fluxo parcial que utiliza o fenómeno de absorção dum feixe luminoso por uma amostra de gás de escape dum veículo com motor a gasóleo.

2 - Constituição

O aparelho de medição é constituído pelas seguintes unidades:

Módulo de medição de opacidade

Unidade de avaliação, comando e indicação

Sonda de Medição e tubo flexível

O módulo de medição de opacidade: é compacto e hermético, sendo apenas acessíveis as suas lentes de proteção para limpeza e o seu interior negro mate para evitar a reflexão da luz. É constituído por uma câmara de medição aquecida, por uma unidade de processamento analógico e digital dos valores medidos e, por dispositivos auxiliares ativos destinados à proteção do sistema ótico (ar do ventilador).

A Câmara de medição apresenta um comprimento efetivo de 430 mm, com sistema de ventilação que limpa e protege tanto o emissor - fonte de luz LED da marca LIGITEK, modelo LVG3833, que emite num comprimento de onda de 565nm, como o recetor - detetor fotossensível constituído por um fotodiodo com filtro verde da marca OSRAM, modelo BPW.

A unidade de avaliação, comando e indicação: apresenta-se na forma de uma unidade central não identificada (PC). Esta unidade comanda a evolução da operação de medição e, avalia e indica os valores medidos pelo módulo de medição de opacidade.

A transferência dos dados é feita através duma RS232 ou por módulo Bluetooth.

Sonda de extração e tubo flexível: A sonda de extração de gases utiliza-se para extrair a amostra de gás, do tubo de escape de um veículo, que é enviada para a câmara de medição através do respetivo tubo flexível.

Características:

Sonda 1/tubo 1

Sonda em aço inoxidável de comprimento de 130 mm e diâmetro interno de 13 mm;

Tubo flexível de borracha de silicone aquecida, de comprimento de 310 mm, com um diâmetro interior de 10 mm (para veículos com cilindrada até 2500 cm3);

Sonda 2/tubo 2

Sonda em aço inoxidável de comprimento de 130 mm e diâmetro interno de 13 mm;

Tubo flexível de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT