Despacho n.º 1735/2021

Data de publicação16 Fevereiro 2021
SectionSerie II
ÓrgãoEconomia e Transição Digital - Instituto Português da Qualidade, I. P.

Despacho n.º 1735/2021

Sumário: Aprovação de modelo n.º 103.26.21.3.04, cisterna transportadora rodoviária, marca Parcisa, modelo Elíptica.

Aprovação de modelo n.º 103.26.21.3.04

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria n.º 962/90, de 9 de outubro e da Portaria n.º 1543/2007, de 6 de dezembro, aprovo a Cisterna Transportadora Rodoviária da marca Parcisa, modelo Elíptica, fabricada pela empresa Parcisa SLU e requerido pela firma Cisterluso, equipamento de transporte, Lda., com sede, na Zona Industrial de Rio Maior, lote n.º 3, Portugal.

1 - Descrição sumária

Trata-se de um modelo com formato elítico com uma capacidade total de 1000 a 44 000 litros e pode ser fabricado em liga de Alumínio, Aço Macio e Aço Inox.

O modelo pode ostentar de 1 a 10 compartimentos.

Por cada compartimento terá uma entrada de homem, tubagens e válvulas de carga e de descarga e conforme o tipo de produto que transporta, poderá ter válvulas de ventilação e, ou válvulas de fundo.

2 - Constituição

Este modelo de cisterna pode ser montado em estruturas rígidas como chassis de camião, reboques ou semi-reboques, ser ele um elemento resistente funcionando, neste caso, como autoportante ou ser montado numa estrutura amovível.

Na parte superior e à retaguarda existe contra capotamento, uma proteção contra choques.

Os reforços superiores quando em forma de perfil de U invertido, formando um castelo, podem também ser aproveitados para coletor de recuperação de gases, que neste caso se encontra ligado à válvula de recuperação de gases existente em cada compartimento.

Quando a proteção aos compartimentos se faz por meio de caixas individuais, o coletor de recuperação de gases é constituído por um perfil de secção cilíndrica de 4" de diâmetro.

Sempre que exista recuperação de gases, esta atravessa o reservatório, vindo sair na parte inferior, localizando-se junto ao local onde se encontram instaladas as válvulas de descarga.

Na extremidade deste tubo existe uma recuperação de gases, para ligação à instalação existente nos locais de carga ou de descarga, fazendo-se desta forma a recuperação de gases em circuito fechado, sem libertação de gases para a atmosfera.

A fixação do reservatório ao chassis poderá ser efetuada através de soldadura ou por parafusos.

Características de construção:

a) As cisternas podem ser fixas ou amovíveis:

As cisternas fixas assentam sobre o camião através de um chassis falso de...

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