Despacho n.º 1734/2021

Data de publicação16 Fevereiro 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoEconomia e Transição Digital - Instituto Português da Qualidade, I. P.

Despacho n.º 1734/2021

Sumário: Aprovação de modelo n.º 103.26.21.3.05, cisterna transportadora rodoviária, marca Parcisa, modelo Cilíndrica.

Aprovação de modelo n.º 103.26.21.3.05

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria n.º 962/90, de 9 de outubro e da Portaria n.º 1543/2007, de 6 de dezembro, aprovo a Cisterna Transportadora Rodoviária da marca Parcisa, modelo Cilíndrica, fabricada pela empresa Parcisa SLU e requerido pela firma Cisterluso, equipamento de transporte, Lda., com sede, na Zona Industrial de Rio Maior, lote n.º 3, Portugal.

1 - Descrição sumária

Trata-se de um modelo com formato cilíndrico com uma capacidade total de 1000 a 44 000 litros e pode ser fabricado em liga de Alumínio, Aço Macio e Aço Inox.

O modelo pode ostentar de 1 a 10 compartimentos.

Por cada compartimento terá uma entrada de homem, tubagens e válvulas de carga e de descarga e conforme o tipo de produto que transporta, poderá ter válvulas de ventilação e, ou válvulas de fundo.

2 - Constituição

Este modelo de cisterna pode ser montado em estruturas rígidas como chassis de camião, reboques ou semirreboques, ser ele um elemento resistente funcionando, neste caso, como autoportante ou ser montado numa estrutura amovível.

Na parte superior e à retaguarda existe contra capotamento, uma proteção contra choques.

Os reforços superiores quando em forma de perfil de U invertido, formando um castelo, podem também ser aproveitados para coletor de recuperação de gases, que neste caso se encontra ligado à válvula de recuperação de gases existente em cada compartimento.

Quando a proteção aos compartimentos se faz por meio de caixas individuais, o coletor de recuperação de gases é constituído por um perfil de secção cilíndrica de 4" de diâmetro.

Sempre que exista recuperação de gases, esta atravessa o reservatório, vindo sair na parte inferior, localizando-se junto ao local onde se encontram instaladas as válvulas de descarga.

Na extremidade deste tubo existe uma recuperação de gases, para ligação à instalação existente nos locais de carga ou de descarga, fazendo-se desta forma a recuperação de gases em circuito fechado, sem libertação de gases para a atmosfera.

A fixação do reservatório ao chassis poderá ser efetuada através de soldadura ou por parafusos.

Características de construção:

a) As cisternas podem ser fixas ou amovíveis:

As cisternas fixas assentam sobre o camião através de um chassis falso...

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