Despacho n.º 14840/2016

Data de publicação09 Dezembro 2016
SectionSerie II
ÓrgãoNegócios Estrangeiros e Economia - Gabinetes do Ministro da Economia e do Secretário de Estado da Internacionalização

Despacho n.º 14840/2016

A Bosch Termotecnologia, S. A. (BOSCH), empresa constituída em 1977, integra o Grupo Bosch e é líder do mercado europeu e terceiro produtor mundial de esquentadores, constituindo o centro de competência da Robert Bosch, GmbH, para este produto.

A Universidade de Aveiro (Universidade), criada em 1973, é uma fundação pública com regime de direito privado, que tem como missão a formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade.

A Bosch e a Universidade propõem-se realizar, em regime de copromoção, um Projeto de Investimento (o «Projeto»), ao abrigo do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Projetos I&D empresas), regulado pelo Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização, adotado pela Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro, alterada pela Portaria n.º 181-B/2015, de 19 de junho, pela Declaração de Retificação n.º 30-B/2015, de 26 de junho, pela Portaria n.º 328-A/2015, de 2 de outubro, e pela Portaria n.º 211-A/2016, de 2 de agosto, que visa alavancar o estado da arte em seis linhas de produtos e serviços distintos: bombas de calor e sistemas de condicionamento e de tratamento de ar; equipamentos de aquecimento por combustão de gás; equipamentos de aquecimento elétrico; sistemas de tratamento de água, soluções de interface e comunicação para equipamentos de conforto; e soluções de controlo integrado de sistemas residenciais.

O Projeto, denominado Smart Green Homes, culminará em soluções protótipo que integram toda a tecnologia desenvolvida e replicam um ambiente doméstico futurista.

O Projeto contribui para o aumento do volume de despesas em I&D do setor empresas, por se tratar de um grande investimento que permite o desenvolvimento de novas tecnologias e novos materiais.

O aumento do volume de despesas em I&D decorre do próprio Projeto, numa primeira fase, e, numa fase posterior, de novos projetos da BOSCH ou de outras empresas como resultado de spillovers de conhecimento, originados pelo Projeto.

Prevê-se com o Projeto o aumento das exportações nacionais de bens e serviços com alta intensidade tecnológica, na medida em que a I&D a realizar visa permitir a entrada da Bosch em novos mercados, através da introdução de segmentos de produtos completamente novos para a empresa. A Bosch estima assim alcançar, tão-só em resultado do Projeto, um volume de vendas internacional de cerca de 435 milhões de euros entre 2020 e 2026.

O Projeto contribui para a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT