Despacho n.º 1220/2021 de 11 de junho de 2021

Data de publicação11 Junho 2021
Gazette Issue113
ÓrgãoSecretaria Regional da Educação
SectionSérie 2

Nos termos previstos no n.º 4 do artigo 224.º do Estatuto do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário na Região Autónoma dos Açores, na redação que lhe foi dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 25/2015/A de 17 de dezembro, considera-se a realização do evento formativo Recuperação de Ecossistemas que decorrerá nos dias 28 junho a 2 julho e de 5 a 9 de julho de 2021, na Plataforma digital - ZOOM, responsabilidade organizativa do Município de Vila do Porto e do Parque Natural de Santa Maria, relevante para os docentes da Região Autónoma dos Açores que participem no evento.

Restaurar um ecossistema, terrestre ou marinho, é o processo para reverter a sua degradação e recuperar a sua funcionalidade ecológica. A restauração dos ecossistemas está, também, relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente os que se prendem com as alterações climáticas, a erradicação da pobreza, a segurança alimentar, a conservação da água e a biodiversidade.

Neste contexto, em que a educação, informação e sensibilização das populações se demonstra de elevada importância, reveste-se de significativa pertinência formar educadores ambientais que assumam a responsabilidade de transmitir a informação, educar e sensibilizar para as questões relacionadas com a temática do evento. Os professores e educadores de infância revelam-se como incontornáveis educadores ambientais neste processo, por imposição dos conteúdos dos manuais escolares, por programas dedicados às escolas ou por motivação própria. A educação ambiental é considerada uma área de trabalho interdisciplinar, pois pode ser trabalhada em diversas disciplinas, desde as ciências naturais às artes plásticas, passando pela geografia, cidadania, biologia, físico-química, entre outras.

Com este desiderato em mente, o Município de Vila do Porto e o Parque Natural de Ilha de Santa Maria assumem a temática anual da Bandeira Azul 2021 como...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT