Despacho n.º 11846/2016

Data de publicação04 Outubro 2016
SectionSerie II
ÓrgãoEconomia - Instituto Português da Qualidade, I. P.

Despacho n.º 11846/2016

Aprovação do modelo n.º 601.42.16.3.36

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria n.º 962/90, de 9 de outubro e da Portaria n.º 797/97, de 1 de setembro, aprovo o opacímetro, marca BOSCH, modelo BEA 070, e requerido por Robert Bosch, S. A., com sede, Av. Infante D. Henrique Lt 2/3 E, 1800-220 Lisboa, Portugal.

1 - Descrição sumária

Este opacímetro é um aparelho de medição de fluxo parcial que utiliza o fenómeno de absorção dum feixe luminoso por uma amostra de gases de escape dum veículo com motor a gasóleo.

2 - Constituição

O sistema de medição é constituído pelas seguintes unidades:

Módulo de medição de opacidade;

Sonda de Medição e tubo flexível;

Unidade de avaliação, comando e indicação.

O módulo de medição de opacidade é constituído por uma câmara de medição aquecida com um comprimento efetivo de 215 mm e diâmetro interno de 16 mm, câmaras laterais de limpeza e um ventilador que gera uma cortina de ar fresco de purga, que limpa e protege tanto o emissor (LED verde da marca Vishay, modelos TLHG800, ou TLHG510), que emite a um comprimento de onda com uma intensidade máxima de 565 nm e um recetor (fotodíodo da marca Siemens, modelo SFH 2030).

Este módulo pode funcionar através de uma fonte de alimentação interna ou, em alternativa, através de um carregador e de uma bateria incluída.

A unidade de comando, controlo e visualização é constituída por um computador (PC) com um software legalmente relevante aprovado, através do qual são controlados os processos de medição, são avaliados os dados transmitidos pelo módulo de medição de gases de escape e é possível visualizar os valores medidos.

Além do PC podem também ser utilizados um portátil (Notebook/Netbook), um Tablet ou dispositivo semelhante.

O módulo de medição BEA 070 pode ser ligado ao PC através de um interface USB ou através de Bluetooth, pois não possui ecrã próprio para visualizar os dados.

A transmissão de dados entre o módulo de medição e o PC está encriptada. O código encontra-se armazenado no módulo de medição BEA 070, bem como no software legalmente relevante do PC.

Para alterar o firmware do módulo de medição ou o código de transmissão de dados é necessário abri-lo e premir um disjuntor de serviço. Esta alteração de firmware está protegida através de um selo.

O PC, incluindo o sistema operativo e interfaces, não precisa de ser considerado.

Sonda de extração e tubo flexível:

A...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT