Despacho n.º 10910/2020

Data de publicação06 Novembro 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Gabinete do Ministro

Despacho n.º 10910/2020

Sumário: Nomeação do licenciado José Maria Teixeira Leite Martins no cargo de inspetor-geral da Defesa Nacional.

Considerando que a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) realizou o procedimento concursal n.º 1046_CReSAP_75_11/19, com vista ao preenchimento do cargo de inspetor-geral da Inspeção-Geral da Defesa Nacional;

Considerando que, nos termos previstos no n.º 8 do artigo 19.º do Estatuto do pessoal dirigente dos serviços e órgãos da administração central, regional e local do Estado, aprovado pela Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, o júri do mencionado procedimento concursal apresentou proposta indicando três candidatos, entre os quais se encontra o licenciado José Maria Teixeira Leite Martins;

Nestes termos, e ao abrigo do disposto no n.º 12 do artigo 19.º do Estatuto do pessoal dirigente dos serviços e órgãos da administração central, regional e local do Estado, aprovado pela Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, determino o seguinte:

1 - Designo, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, o licenciado José Maria Teixeira Leite Martins para exercer o cargo de inspetor-geral da Inspeção-Geral da Defesa Nacional.

2 - Para efeitos do disposto no n.º 3 do artigo 31.º do referido Estatuto, o ora designado pode optar pelo vencimento ou retribuição da sua função, cargo ou categoria de origem.

3 - Para efeitos do disposto no n.º 16 do artigo 19.º do referido Estatuto, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho.

4 - O presente despacho produz efeitos na data da sua assinatura.

26 de outubro de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

Nota curricular

José Maria Teixeira Leite Martins licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, tendo frequentado a parte escolar do mestrado em Ciências Jurídico Comunitárias na mesma Faculdade.

Iniciou o seu percurso profissional como inspetor de finanças na Inspeção-Geral de Finanças em 1980, onde, sucessivamente, ocupou as categorias de inspetor de finanças estagiário, inspetor de finanças, inspetor de finanças principal, inspetor de finanças coordenador, inspetor de finanças superior e inspetor de finanças superior principal.

No mesmo organismo, chegou a ser inspetor de finanças diretor entre 1989 e 1992 e inspetor-geral das Finanças entre 2004 e 2013.

Desempenhou funções em vários Governos Constitucionais, tendo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT