Despacho n.º 10393/2017

Coming into Force30 Novembro 2017
SeçãoSerie II
Data de publicação29 Novembro 2017
ÓrgãoCultura - Gabinete do Ministro

Despacho n.º 10393/2017

Na prossecução das suas atribuições, cabe à Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), em conformidade com o disposto nas alíneas a) e b) do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 103/2012, de 16 de maio, assegurar o desenvolvimento de uma política do livro não escolar e da leitura.

A DGLAB cria o Prémio Design de Livro com o objetivo de valorizar áreas de criação diretamente ligadas à produção do livro na sua qualidade de objeto físico, que até aqui não eram abrangidas pelas atividades e programas desenvolvidos. Trata-se de distinguir o trabalho autoral ligado à cadeia de produção do livro, em domínios de atividade que pela sua especificidade justificam uma atenção própria que se consubstancia nesta iniciativa.

Assim, com fundamento nas alíneas a), b) e c) do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 103/2012, de 16 de maio:

1 - É aprovado o Regulamento do Prémio Design de Livro, anexo ao presente despacho e que dele faz parte integrante.

2 - O presente despacho entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

15 de novembro de 2017. - O Ministro da Cultura, Luís Filipe Carrilho de Castro Mendes.

ANEXO

Regulamento do Prémio Design de Livro

Artigo 1.º

Âmbito

1 - O presente regulamento estabelece as bases normativas da concessão do Prémio Design de Livro atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

2 - O Prémio Design de Livro é da iniciativa e organização da Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, doravante designada por DGLAB, que assegura o apoio técnico à sua realização.

3 - Os encargos inerentes ao Prémio Design de Livro, doravante designado abreviadamente por Prémio, são suportados financeiramente através do orçamento da DGLAB.

Artigo 2.º

Objetivo

1 - O Prémio, de periodicidade anual, tem como objetivo valorizar áreas de criação diretamente ligadas à produção do objeto livro tais como o design, a qualidade de impressão e do acabamento, a conceção gráfica, a escolha e emprego de materiais.

2 - O Prémio serve ainda para selecionar anualmente até 20 livros portugueses que serão enviados para a competição internacional Best Book Design From All Over the World da fundação alemã Stiftung Buchkunst.

Artigo 3.º

Beneficiários

1 - No âmbito do objetivo referido no n.º 1 do artigo anterior, o Prémio distingue O Melhor Livro com primeira edição portuguesa ocorrida nos doze meses anteriores à data de abertura do processo de concurso.

2 - O Júri distingue ainda, com caráter honorário, mais...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT