Despacho Ministerial n.º DD57, de 20 de Fevereiro de 1976

Despacho ministerial 1. Na região de Torres Novas é o figo canalizado para fins industriais (fabrico de álcool).

Os preços fixados não podem deixar de ter em consideração os custos comparados das matérias-primas figo/melaço por litro de álcool etílico a 95,5º.

Considerando que o melaço tinha, à data do último estudo efectuado pelos serviços do Ministério, uma cotação de 1$80/kg, facilmente se conclui que, para ser competitivo para a mesma finalidade, o preço do figo não deveria ultrapassar 30$50/arroba.

  1. O problema afecta, só na região de Torres Novas e Tomar, cerca de três mil pequenos e médios agricultores.

    Ainda que não seja possível determinar com rigor os custos de produção e apanha, até porquanto os processos de amanho e cultivo são muito diferenciados e são muito poucas as figueiras ordenadas e muitas as árvores dispersas, existia em Setembro de 1975 - data dos últimos estudos efectuados - um concurso geral de que os custos por arroba se situam na vizinhança dos 60$00.

    Por tal facto se fixou um preço para o figo industrial de 65$00/arroba.

  2. É, porém, evidente que tal situação - pelo menos do ponto de vista do Comércio Interno - não se justifica nem deve manter-se.

    Se a cultura da figueira é antieconómica, o que parece deveria ser feito era a imediata reconversão da agricultura da região, apoiando técnica e financeiramente os agricultores para que o pudessem fazer.

    O contrário é, à custa do consumidor e de todo o povo, suportar actividades condenadas ao desaparecimento - porque as leis económicas são inflexíveis -, adiando soluções, com todos os custos materiais e humanos que tais adiamentos significam.

    A falta de coragem de um momento paga-se sempre, e com juros altos, tempos depois.

    ...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT