Decreto Regulamentar Regional n.º 28/2007/A, de 21 de Novembro de 2007

Decreto Regulamentar Regional n. 28/2007/A

Processo de reconhecimento e acompanhamento dos projectos de interesse regional (PIR)

Definido que foi o novo quadro legal de referência dos incentivos financeiros através do Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER), aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n. 19/2007/A, de 23 de Julho, e tendo em conta que na sua elaboraçáo foi contemplado o carácter estratégico de alguns tipos de projectos para o desenvolvimento económico e sociocultural sustentado da Regiáo, importa transmitir ao tecido empresarial um claro esforço na agilizaçáo e simplificaçáo da tramitaçáo administrativa dos processos, na adequaçáo dos mecanismos regulamentares e das normas processuais.

O presente diploma, no pressuposto de que mais do que os incentivos financeiros propriamente ditos, importa sim assegurar um clima e uma dinâmica de investimento, procura favorecer a concretizaçáo dos referidos projectos estratégicos oferecendo a estes um tratamento diferenciado, caracterizado por um acompanhamento de proximidade, promovendo a superaçáo de bloqueios administrativos e garantindo uma resposta célere às solicitaçóes, salvaguardando o rigor e a transparência na atribuiçáo dos apoios.

O processo de reconhecimento e acompanhamento dos projectos de interesse regional (PIR) aqui regulamentado cria, em conjugaçáo com as competências definidas para a Agência para a Promoçáo do Investimento dos Açores, aprovadas pelo Decreto Legislativo Regional n. 24/2006/A, de 28 de Julho, os instrumentos necessários à concretizaçáo da aproximaçáo dos serviços aos agentes económicos.

Assim, nos termos da alínea d) do n. 1 do artigo 227. da Constituiçáo e da alínea o) do artigo 60. do Estatuto Político -Administrativo da Regiáo Autónoma dos Açores, em execuçáo do n. 3 do artigo 30. do Decreto Legislativo Regional n. 19/2007/A, de 23 de Julho, o Governo Regional decreta o seguinte:

Artigo 1.

Objecto

O presente diploma regulamenta o processo de reconhecimento e acompanhamento dos projectos de interesse regional (PIR) a que se refere o n. 3 do artigo 30. do Decreto Legislativo Regional n. 19/2007/A, 23 de Julho de 2007.

Artigo 2.

Condiçóes de reconhecimento como PIR

1 - Podem ser reconhecidos como projectos PIR aqueles que, sendo susceptíveis de adequada sustentabilidade ambiental e territorial, representem um investimento global igual ou superior a € 10 000 000 e apresentem um impacte positivo em quatro dos seguintes domínios:

  1. Produçáo de bens e serviços transaccionáveis, de carácter inovador e em mercados com potencial de crescimento:

  2. Inovaçáo de serviços, processos e produtos, ponderando o grau de novidade em termos da empresa, regiáo ou sector;

    ii) Produçáo de bens e serviços que podem ser objecto de troca internacional ou expostos à concorrência externa; iii) Inserçáo em sectores com procura dinâmica no mercado global;

  3. Efeitos de arrastamento em actividades a montante ou a jusante...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT