Decreto Regulamentar n.º 5/2008, de 11 de Fevereiro de 2008

Decreto Regulamentar n. 5/2008

de 11 de Fevereiro

A Constituiçáo da República Portuguesa determina, na alínea e) do n. 2 do artigo 67., que incumbe ao Estado regulamentar a procriaçáo medicamente assistida, em termos que salvaguardem a dignidade da pessoa humana.

A Assembleia da República, como concretizaçáo da referida obrigaçáo, aprovou a Lei n. 32/2006, de 26 de Julho, que regula a utilizaçáo de técnicas de procriaçáo medicamente assistida.

Nos termos do artigo 48. da mencionada lei, cabe ao Governo proceder à respectiva regulamentaçáo.

Foram ouvidas a Comissáo Nacional de Protecçáo de Dados e o Conselho Nacional de Procriaçáo Medicamente Assistida.

Foram ouvidos, a título facultativo, a Ordem dos Médicos, a Ordem dos Farmacêuticos, a Ordem dos Biólogos e a Associaçáo Nacional de Bioquímicos.

Assim:

Ao abrigo do disposto no artigo 48. da Lei n. 32/2006, de 26 de Julho, e nos termos da alínea c) do artigo 199. da Constituiçáo, o Governo decreta o seguinte:

CAPÍTULO I

Disposiçóes gerais

Artigo 1.

Objecto

O presente decreto regulamentar regulamenta o artigo 5. e o n. 2 do artigo 16. da Lei n. 32/2006, de 26 de Julho, que regula a utilizaçáo de técnicas de procriaçáo medicamente assistida, adiante abreviadamente designada por PMA.

CAPÍTULO II

Centros autorizados e pessoas qualificadas

Artigo 2.

Centro autorizado

1 - Centro autorizado a ministrar técnicas de PMA é o conjunto dos meios humanos, materiais e organizativos que permitem realizar a PMA, autorizado nos termos do disposto no artigo 5. da Lei n. 32/2006, de 26 de Julho.

2 - Os centros podem ser públicos ou privados e devem ser expressamente autorizados para o efeito pelo membro do Governo responsável pela área da saúde, depois de ouvido o Conselho Nacional de Procriaçáo Medicamente Assistida (CNPMA), nos termos previstos na alínea d) do n. 2 do artigo 30. da Lei n. 32/2006, de 26 de Julho.

Artigo 3.

Pedido de autorizaçáo

1 - O pedido de autorizaçáo de um centro para minis-trar técnicas de PMA é efectuado mediante a apresentaçáo de requerimento, preferencialmente por via electrónica, dirigido ao membro do Governo responsável pela área da saúde e entregue na administraçáo regional de saúde territorialmente competente em funçáo da localizaçáo do centro.

2 - Do requerimento devem constar:

  1. Os elementos de identificaçáo do requerente, designadamente os números de identificaçáo civil, de contribuinte e residência, no caso de se tratar de pessoa singular, e código de acesso à certidáo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT