Decreto-Lei n.º 197/2008, de 07 de Outubro de 2008

Decreto-Lei n. 197/2008

de 7 de Outubro

A IV Revisáo Constitucional determinou, na redacçáo dada ao n. 3 do artigo 237., que «as polícias municipais cooperam na manutençáo da tranquilidade pública e na protecçáo das comunidades locais», e remeteu para a competência de reserva relativa da Assembleia da República a definiçáo do regime e da forma de criaçáo das polícias municipais.

Estes aspectos encontram -se actualmente estabelecidos na Lei n. 19/2004, de 20 de Maio, que procedeu à revisáo da anterior lei quadro e cuja regulamentaçáo importa actualizar.

É o que faz o presente decreto -lei, simplificando as regras e os procedimentos a observar na criaçáo de cada polícia municipal, revendo o quadro jurídico aplicável às deliberaçóes a submeter a Conselho de Ministros, à delimitaçáo das competências de cada polícia municipal e à delimitaçáo geográfica do respectivo exercício.

Sáo igualmente fixadas as linhas fundamentais da cooperaçáo entre a administraçáo central e os municípios que optem pela criaçáo de polícia municipal.

Clarifica -se, por fim, o regime aplicável à cobrança e percepçáo pelos municípios de receitas decorrentes da aplicaçáo de coimas.

Foi ouvida a Associaçáo Nacional de Municípios Portugueses.

Assim:

Ao abrigo do disposto no artigo 20. da Lei n. 19/2004, de 20 de Maio, e nos termos da alínea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituiçáo, o Governo decreta o seguinte:

CAPÍTULO I

Do âmbito de aplicaçáo

Artigo 1.

Objecto

O presente decreto -lei estabelece as regras a observar na criaçáo de polícias municipais, regulando, nesse âmbito, as relaçóes entre a administraçáo central e os municípios, nos termos da lei.

CAPÍTULO II

Da deliberaçáo da assembleia municipal

Artigo 2.

Conteúdo da deliberaçáo

1 - Na deliberaçáo da assembleia municipal que, nos termos do n. 1 do artigo 11. da Lei n. 19/2004, de 20 de Maio, crie a polícia municipal sáo, obrigatoriamente, aprovados:

  1. O regulamento de organizaçáo e funcionamento da polícia municipal;

  2. O primeiro mapa de pessoal.

    7120 2 - A validade do regulamento de organizaçáo e funcionamento da polícia municipal e do mapa de pessoal aprovados depende da sua conformidade com as regras previstas na Lei n. 19/2004, de 20 de Maio, no diploma que aprova os regimes de vinculaçáo, de carreiras, e de remuneraçóes dos trabalhadores que exercem funçóes públicas, e no presente decreto -lei.

    Artigo 3.

    Conteúdo do regulamento de organizaçáo e funcionamento

    Do regulamento de organizaçáo e funcionamento de cada...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT