Decreto-Lei n.º 55/2010, de 31 de Maio de 2010

Decreto-Lei n. 55/2010

de 31 de Maio

Decorridos dois anos após a entrada em vigor do Decreto -Lei n. 186/2007, de 10 de Maio, e depois de uma análise à concretizaçáo e à aplicaçáo do referido diploma, o presente decreto -lei procede à sua alteraçáo no sentido de ajustar as disposiçóes legais à realidade existente em matéria de ordenamento, certificaçáo e gestáo aeroportuária.

As alteraçóes referidas resultam da necessidade de simplificar procedimentos, que à luz da aplicaçáo do anterior regime legal se demonstrou náo serem absolutamente necessários e serem até excessivos face aos objectivos que se visavam atingir aquando da sua previsáo inicial. Adoptam -se, assim, mecanismos mais simplificados para a concretizaçáo dos mesmos objectivos.

Assim, em primeiro lugar, e sem descurar os aspectos essenciais de segurança que devem nortear os regimes de certificaçáo de infra -estruturas aeroportuárias, a intervençáo do Instituto Nacional de Aviaçáo Civil, I. P. (INAC), entidade certificadora, passou a centrar -se mais na verificaçáo das condiçóes de segurança a demonstrar pelo operador aeroportuário na fase imediatamente anterior à certificaçáo e logo após a conclusáo da obra do que, propriamente, em sede da planificaçáo e do projecto de execuçáo de obras ou arquitectura.

Em segundo lugar, sáo clarificados os regimes transitórios e adequados os respectivos prazos ao novo regime de certificaçáo. Demonstrou -se que os prazos anteriormente previstos foram insuficientes náo só para os operadores aeroportuários que têm que instruir os novos processos de certificaçáo com novos elementos, cuja obtençáo náo depende exclusivamente dos mesmos, como também para a entidade certificadora que, face às maiores exigências das condiçóes legais de certificaçáo, tem que proceder a avaliaçóes mais demoradas do que nos procedimentos anteriores.

Finalmente, com o objectivo de proceder a uma actualizaçáo uniforme com novos regimes jurídicos conexos, e de se harmonizar a aplicaçáo conjunta, procedem -se a ajustamentos decorrentes da obrigatoriedade de aplicaçáo de normas contidas em regimes distintos.

Foram ouvidos os órgáos de Governo próprios das Regióes Autónomas e a Associaçáo Nacional de Municípios Portugueses.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituiçáo, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.

Objecto

O presente decreto -lei altera o Decreto -Lei n. 186/2007, de 10 de Maio, que fixa as condiçóes de construçáo, certificaçáo e exploraçáo dos aeródromos civis nacionais, estabelece os requisitos operacionais, administrativos, de segurança e de facilitaçáo a aplicar nessas infra -estruturas e procede à classificaçáo opera-cional dos aeródromos civis nacionais para efeitos de ordenamento aeroportuário.

Artigo 2.

Alteraçáo ao Decreto -Lei n. 186/2007, de 10 de Maio

Sáo alterados os artigos 1., 3., 4., 5., 6., 8., 9., 12., 14., 15., 16., 17., 19., 22., 25., 32., 33., 34., 36., 37. e 39. do Decreto -Lei n. 186/2007, de 10 de Maio, que passam a ter a seguinte redacçáo:

Artigo 1. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) As pistas e heliportos utilizados por meios aéreos de combate a incêndios ou outros fins de protecçáo civil.

4 - A certificaçáo das infra -estruturas previstas nas alíneas b) a e) do número anterior é objecto de legislaçáo ou regulamentaçáo específica, dadas as particularidades das actividades a que se destinam.

Artigo 3. [...]

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) 'AITA' o agente de informaçáo de tráfego de aeródromo;

f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

g) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

h) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

i) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

j) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

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m) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

n) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

o) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

p) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

q) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

r) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

s) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

t) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

u) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

v) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

x) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

z) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 4. [...]

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a) No caso de construçáo, ampliaçáo ou modificaçáo de pistas para avióes deve ser tida em conta a existência de aglomerados urbanos, estabelecimentos de saúde, de ensino, de culto, de cultura, instala-çóes pirotécnicas ou pecuárias numa área com 600 m de largura, simétrica em relaçáo ao eixo da pista e estendendo -se por um mínimo de 1600 m para além de cada extremidade das pistas;

b) No caso de construçáo, ampliaçáo ou modificaçáo de heliportos de superfície deve ser tida em conta a existência de estabelecimentos de saúde, de ensino, de culto, de cultura, instalaçóes pirotécnicas ou pecuárias, num raio de 300 m a contar do seu centro;

c) No caso das plataformas de estacionamento ou caminhos de circulaçáo para acesso das aeronaves à pista ou heliporto deve ser tida em conta a distância a contar da sua periferia, de locais com o tipo de ocupaçáo e usos do solo referidos na alínea a);

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

f) Os projectos náo podem contrariar a demais legislaçáo ou regulamentaçáo complementar, bem como o disposto nas normas constantes dos anexos 3 e 14 à Convençáo de Chicago.

Artigo 5. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

6 - Da decisáo do INAC devem constar todos os requisitos de natureza operacional, económica, financeira, organizativa, ambiental, de segurança e de facilitaçáo aplicáveis ao projecto, bem como a identificaçáo das fases do projecto necessárias à instruçáo do processo de certificaçáo.

7 - As fases do projecto referidas no número anterior e os elementos a apresentar nessas fases, têm como referência geral o disposto na secçáo VI do capítulo II da Portaria n. 701 -H/2008, de 29 de Julho.

8 - (Anterior n. 7.)

Artigo 6.

Projecto

1 - Cada uma das fases do projecto referidas no artigo anterior carece de aprovaçáo do INAC.

2 - A aprovaçáo do INAC prevista no número anterior consiste na verificaçáo da conformidade das fases do projecto com as normas estabelecidas no anexo 14 à Convençáo de Chicago, no Regulamento (CE) n. 2320/2002, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Dezembro de 2002, alterado pelo Regulamento (CE) n. 849/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004, no Programa Nacional de Segurança da Aviaçáo Civil e ainda com os requisitos previstos em regulamentaçáo complementar.

3 - Os prazos de aprovaçáo de cada uma das fases referidas no presente artigo sáo definidos em regulamentaçáo complementar, tendo em conta a complexidade de cada fase, náo podendo nenhum dos prazos exceder 90 dias seguidos, contados a partir da data da entrega de todos os elementos que integram essa fase.

Artigo 8. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

i) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

ii) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

i) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

ii) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

iii) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

iv) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

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