Decreto-Lei n.º 163/2009, de 22 de Julho de 2009

Decreto-Lei n. 163/2009

de 22 de Julho

O regime jurídico de acesso e de exercício da actividade de promoçáo e organizaçáo de campos de férias encontra-se regulado pelo Decreto-Lei n. 304/2003, de 9 de Dezembro, alterado pelo Decreto-Lei n. 109/2005, de 8 de Julho.

Decorre do mesmo que, apesar de a promoçáo e organizaçáo dos campos poder ser prosseguida por entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, é a uma entidade pública que compete fiscalizar as instalaçóes e organizaçáo das suas actividades.

A funçáo fiscalizadora constitui um factor fundamental para garantir a qualidade dos campos de férias, bem como o respeito pelas condiçóes de higiene e salubridade, aspectos que assumem particular relevância ao considerar-se que a participaçáo nos campos de férias envolve predominantemente um segmento de populaçáo mais vulnerável aos riscos que dali possam decorrer.

Náo obstante, excluem-se do âmbito de aplicaçáo deste regime jurídico as actividades que se inserem no desenvolvimento da acçáo escolar, organizadas pelas escolas e pelas direcçóes regionais de educaçáo, porquanto os campos de férias, quando organizados pelas escolas, constituem-se como actividades de desenvolvimento curricular inscritas nos princípios da acçáo educativa, logo sujeitas às regras e condiçóes da mesma.

Dado que, com o Decreto-Lei n. 274/2007, de 30 de Julho, a actividade fiscalizadora dos campos de férias ficou a cargo da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, tendo deixado de fazer parte do elenco de competências do Instituto Português da Juventude, I. P., urge alterar o Decreto-Lei n. 304/2003, de 9 de Dezembro, com vista a acomodar tal modificaçáo.

Complementarmente, e tendo ainda como factor fundamental a garantia da segurança e da qualidade atinentes à actividade de promoçáo e organizaçáo de campos de férias, aperfeiçoam-se e simplificam-se, também, as situaçóes relacionadas com o pedido de licença, sua renovaçáo e registo.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituiçáo, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.

Alteraçáo ao Decreto-Lei n. 304/2003, de 9 de Dezembro

Os artigos 3., 6., 8., 15., 16., 19., 20., 24., 25., 26. e 29. do Decreto-Lei n. 304/2003, de 9 de Dezembro, alterado pelo Decreto-Lei n. 109/2005, de 8 de Julho, passam a ter a seguinte redacçáo:

Artigo 3. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) As actividades que se inserem no desenvolvimento da acçáo escolar, organizadas pelas escolas e pelas direcçóes regionais de educaçáo;

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 6. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - As licenças concedidas nos termos do número anterior sáo válidas por três anos, podendo ser renovadas por igual período.

Artigo 8. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) Os documentos que integram o pedido de licença, bem como os das eventuais renovaçóes;

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) As renovaçóes da licença;

c) [Anterior alínea b).]

d) [Anterior alínea c).]

e) [Anterior alínea d).]

4 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 15. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) Um projecto pedagógico e de animaçáo, no qual se expressam os princípios, valores, objectivos e estratégias educativas e pedagógicas, devendo, ainda, indicar quer as acçóes preconizadas, e a preconizar, em relaçáo à selecçáo, recrutamento e formaçáo complementar do pessoal técnico, quer os documentos comprovativos das respectivas qualificaçóes.

Artigo 16. [...]

1 - As entidades organizadoras devem notificar o IPJ, I. P., e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) da realizaçáo de cada campo de férias, com a antecedência mínima de 20 dias úteis relativamente ao início das respectivas actividades, devendo constar da notificaçáo os seguintes elementos:

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) Projecto pedagógico e de animaçáo;

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4686 g) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

h) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 19. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - O pessoal técnico previsto no número interior deve estar devidamente preparado e habilitado para o exercício das funçóes a desempenhar, devendo as entidades organizadoras remeter ao IPJ, I. P., os documentos comprovativos das suas habilitaçóes, aquando do pedido de licença previsto no artigo 7. ou no momento da notificaçáo prevista no artigo 16.

3 - As habilitaçóes previstas no número anterior incluem, obrigatoriamente, formaçáo em primeiros socorros.

Artigo 20. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) Manter permanentemente disponível e garantir o acesso da ASAE e do IPJ, I. P., à documentaçáo referida no n. 2 do artigo 22.;

f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 24. [...]

1 - Sem prejuízo das competências especialmente atribuídas a outras entidades, compete à ASAE a fiscalizaçáo e a instruçáo dos processos por infracçáo ao disposto no presente decreto-lei, bem como a aplicaçáo das medidas preventivas previstas no regime geral das contra-ordenaçóes, aprovado pelo Decreto-Lei n. 433/82, de 27 de Outubro.

2 - Finda a instruçáo dos processos por infracçáo ao

disposto no presente diploma, sáo os mesmos remetidos ao IPJ, I. P., para aplicaçáo das respectivas coimas.

3 - Sempre que, no exercício das funçóes fiscalizadoras referidas na presente norma, sejam identificadas situaçóes susceptíveis de comprometer a saúde ou a segurança dos participantes, deve a ASAE, de imediato, informar o IPJ, I. P., e as demais entidades competentes, sem prejuízo da instruçáo dos processos referidos nos números anteriores.

Artigo 25. [...]

1 - Constituem contra-ordenaçáo, punível com coima:

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) A organizaçáo de campos de férias sem acompanhamento permanente dos participantes pelo pessoal técnico, devidamente preparado e habilitado, em infracçáo ao disposto nos artigos 10., 12.,19. e 21.;

e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

f) A náo elaboraçáo anual do plano de actividades, em infracçáo ao disposto na alínea a) do n. 2 do artigo 15.; g) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

h) A falta de notificaçáo ao IPJ, I. P., em infracçáo ao disposto no...

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