Decreto-Lei n.º 94/2007, de 29 de Março de 2007

Decreto-Lei n.o 94/2007

de 29 de Março

No quadro das orientaçóes definidas pelo Programa de Reestruturaçáo da Administraçáo Central do Estado (PRACE) e dos objectivos do Programa do Governo no tocante à modernizaçáo administrativa, à melhoria da qualidade dos serviços públicos com ganhos de eficiência, importa concretizar o esforço de racionalizaçáo estrutural consagrado no Decreto-Lei n.o 215/2006, de 27 de Outubro, que aprovou a lei orgânica do Ministério da Cultura, avançando na definiçáo dos modelos organizacionais dos serviços que integram a respectiva estrutura.

Impóe-se, pois, a adequada regulamentaçáo orgânica e funcional da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, entidade que, desde a sua criaçáo, operada pelo Decreto-Lei n.o 59/80, de 3 de Abril, tem vivido uma situaçáo de grande imprecisáo estatutária na decorrência de vários diplomas legais que a ela se referem.

Importa, pois, consagrar a natureza e o regime de funcionamento da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, cujas atribuiçóes compreendem, no âmbito da protecçáo e preservaçáo do património relacionado com as imagens em movimento, náo somente o cinema, mas também todo e qualquer documento audiovisual, independentemente do suporte (incluindo, portanto, os suportes videográficos e digitais).

Deste modo, valoriza-se a protecçáo e conservaçáo de todas as variantes de imagens em movimento enquanto fontes de conhecimento, promoçáo da cultura cinematográfica e manutençáo dos valores culturais específicos que ao cinema estáo associados.

Assim:

Ao abrigo do disposto do n.o 1 do artigo 9.o da Lei n.o 3/2004, de 15 de Janeiro, e nos termos da alínea a) do n.o 1 do artigo 198.o da Constituiçáo, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.o

Natureza jurídica

1 - A Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, I. P, abreviadamente designado por Cinema-teca, I. P., é um instituto público integrado na administraçáo indirecta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.

2 - A Cinemateca, I. P., prossegue atribuiçóes do Ministério da Cultura, sob superintendência e tutela do respectivo Ministro.

Artigo 2.o

Jurisdiçáo territorial e sede

1 - A Cinemateca, I. P., é um organismo central com jurisdiçáo sobre todo o território nacional.

2 - A Cinemateca, I. P., tem sede em Lisboa.

Artigo 3.o

Missáo e atribuiçóes

1 - A Cinemateca, I. P., tem por missáo recolher, proteger, preservar e divulgar o património relacionado com as imagens em movimento, promovendo o conhecimento da história do cinema e o desenvolvimento da cultura cinematográfica e audiovisual.

2 - Sáo atribuiçóes da Cinemateca, I...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT