Inevitabilidade da autonomia
Autor | Arnaldo Ourique |
Cargo do Autor | Licenciado, Pós-Graduado e Mestre em Direito, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa |
Páginas | 53-55 |
—53—
2.18 Inevitabilidade da autonomia (
21)
GEORGE STEINER, na Gramáticas daCriação, diz-nos que: «Existe uma diferença
absolutamente decisiva entre a obra de arte ou da filosofia e da ciência. Se COPÉRNICO, se
GALILEU tivessem sido eliminados antes da difusão das suas descobertas, estas teriam sido
indubitavelmente operadas por outros. A ciência tem uma inevitabilidade sequencial
própria. A reflexão filosófica, a realização estética, por outro lado, são totalmente
vulneráveis ao acidente contingente, àliquidação programada, ao silenciamento do
criador».
Ao mesmo tempo que DARWIN chegava à conclusão da teoria da seleção natural, também
WALLACE fazia o mesmo e, e isso é menos conhecido, MATTHEW publicou essa ideia cerca
de seis anos antes de DARWIN. Certo dia EINSTEIN disse que um seu estudo feito quando
era jovem sobre a possibilidade de que a luz não teria tido sempre velocidade constante era
um disparate, no entanto hoje estudos comprovam que afinal ele estava certo – com
felicidade para Portugal porque faz parte do grupo restrito de autores destes estudos um
português, e aqui na Ilha já esteve, JOÃO MAGUEIJO. COPÉRNICO não fez mais do que
traduzir para o papel o que na altura era jámuito discutido, a Terra não é o centro do
universo, utilizando aliás centenas de observações de outros cientistas feitas durante
séculos. Também GALILEU, não só não foi ele o primeiro a criar um telescópio, como
inclusivamente não foi o telescópio que provou a sua ideia de que a Lua não era lisa como
um espelho (o telescópio foi uma excelente oportunidade de empreendedorismo: GALILEU
criou uma fábrica caseira de telescópios e ganhou muito dinheiro com isso). Quer dizer-se:
na ciência há invenção, há descoberta, mas não há criação artística propriamente dita na
medida em que o objeto de estudo é a vida e a natureza – uma elementar partícula que
permite uma evolução eterna através de diversificadas ramificações naturais e científicas.
A arte e a filosofia – vamos agora designar tudo isso por estética, pelo contrário, também
comportam elementos de invenção e de descoberta, mas a sua matriz é mais a criação.
Criação de coisa inteiramente nova. Se BEETHOVEN não tivesse criado a Nona Sinfonia
(Hino da Alegria) ninguém mais a criaria. É um produto inteiramente estético. Se a Ceia
não tivesse sido pintada por DA VINCI, ninguém mais a faria assim; de igual modo o
21 Publicado em 07-08-2011.
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