Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2009, de 15 de Janeiro de 2009

Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2009 A Saint -Gobain Glass Portugal, Vidro Plano, S. A., teve a sua origem na Covina, criada em 1936, e é considerada uma referência de qualidade e de valia técnica no seio do Grupo Saint -Gobain, que é uma multinacional de origem francesa, sendo o primeiro produtor europeu e o terceiro produtor mundial no sector do vidro plano.

A entrada do Grupo Saint -Gobain no capital da empresa portuguesa implicou a sua internacionalização, essencial- mente numa estratégia ibérica que, articulada com outras fábricas europeias do Grupo, lhe permitiu passar a realizar cerca de 25 % das suas vendas para o mercado externo, tendo como destinos principais Espanha, França e Itália.

A Saint -Gobain Glass Portugal decidiu realizar um pro- jecto de investimento que consiste na instalação, na sua unidade industrial em Santa Iria da Azoia, de um novo forno float que permitirá o aumento da capacidade de pro- dução de vidro para 650 t dia, com o desenvolvimento de processos de elevada eficiência energética e baixa emissão de efluentes gasosos, a introdução de gás natural e investi- mentos na melhoria dos processos organizativo e de gestão, do rendimento energético, produtivo e ambiental.

O investimento em causa ascende a um montante total de cerca de 48,4 milhões de euros, envolve a manutenção de 125 postos de trabalho e permitirá atingir em 2017, ano do termo da vigência do contrato, um volume de vendas e de prestação de serviços de aproximadamente 1067,73 mi- lhões de euros e um valor acrescentado de aproximada- mente 53,7 milhões de euros, em valores acumulados desde o ano de 2008. O projecto em causa destina -se à produção de bens e serviços transaccionáveis e envolve importantes efeitos de arrastamento em actividades a montante e a jusante, contribuindo para o desenvolvimento e dinamização da economia nacional, dado tratar -se da única fábrica de vidro plano existente em Portugal.

Deste modo, considera -se que este projecto, pelo seu mérito, demonstra especial interesse para a economia na- cional e reúne as...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT