Aviso n.º 9377/2016

Data de publicação28 Julho 2016
SectionSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Estado-Maior-General das Forças Armadas - Instituto Universitário Militar

Aviso n.º 9377/2016

Candidatura ao Mestrado em Ciências Militares - Segurança e Defesa (2.º Ciclo)

Ano Letivo - 2016/2017

Fase de candidatura - Candidatura para a elaboração da Dissertação

O Grau de Mestre em Ciências Militares-Segurança e Defesa atribuído pelo Instituto Universitário Militar, é conferido a todos os alunos que tenham concluído a totalidade das unidades curriculares do plano de estudos e obtenham aproveitamento nas provas públicas de defesa da dissertação. O curso compreende uma duração de quatro semestres, em que o 1.º e 2.º correspondem à parte curricular (pós-graduação) e os 3.º e 4.º se destinam à elaboração e defesa pública da dissertação.

1 - Fixação de vagas

Número total de vagas por acesso para o ano letivo acima indicado: 20.

2 - Habilitações de acesso

a. Ao abrigo do artigo 5.º do Regulamento do Mestrado, a inscrição nos 3.º e 4.º semestres, conducentes à obtenção do grau de Mestre apenas pode ser efetuada após a aprovação na totalidade das unidades curriculares dos 1.º e 2.º semestres.

b. Ao abrigo do artigo 8.º do Regulamento do Mestrado, podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

(1) Os detentores do curso de pós-graduação em Ciências Militares - Segurança e Defesa, frequentado nos anos letivos 2012/13, 2013/14, 2014/15 e 2015/16;

(2) Oficiais estrangeiros, aos quais seja reconhecido um currículo escolar, científico ou profissional adequado para a realização deste ciclo de estudos.

3 - Critérios de seleção de candidatos

a. Os candidatos à matrícula serão selecionados pelo Comandante do IUM com base no parecer do Conselho Científico do IUM, tendo em conta os seguintes parâmetros:

(1) Curriculum Profissional;

(2) Curriculum Académico;

b. Poderá ser ainda exigida uma entrevista e/ou uma prova escrita como critério complementar.

4 - Prazos

a. Período de Candidatura: 12 de setembro a 07 de outubro de 2016.

b. Período de Seleção dos Candidatos: 10 a 14 de outubro de 2016.

c. Período de Matrícula e Inscrição: 17 a 28 de outubro de 2016.

Os candidatos que não efetuem matrícula nos prazos estabelecidos ficam impedidos de se matricular fora do prazo, podendo efetuar candidatura ao ciclo de estudos em fase posterior, caso esta venha a ocorrer.

5 - Formalização de candidaturas:

a. A candidatura é dirigida ao Comandante do IUM e deverá ser efetuada na Secretaria Central do IUM para posterior encaminhamento.

b. Lista de documentos necessários à instrução do processo de candidatura, sendo considerados como obrigatórios, sob pena de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT