Aviso n.º 16586/2020

Data de publicação20 Outubro 2020
SectionSerie II
ÓrgãoUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Serviços Académicos

Aviso n.º 16586/2020

Sumário: Criação de novo plano de estudos do curso de licenciatura (1.º ciclo) em Enologia.

Sob proposta da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, atento o parecer favorável e a aprovação do respetivo plano de estudos pelos Conselhos Científico, Pedagógico e Académico, foi aprovada a criação de novo plano de estudos do curso de licenciatura (1.º ciclo) em Enologia, na sequência do registo R/A-Cr 70/2020 de 2 de julho, após a decisão de acreditação pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior e, ainda, após aprovação do regulamento pelos órgãos competentes para o efeito da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro procede-se, em anexo, à publicação do regulamento, estrutura curricular e plano de estudos referentes à criação do curso de licenciatura (1.º ciclo) em Enologia.

02/10/2020. - O Reitor, António Augusto Fontainhas Fernandes.

Regulamento do Curso de Licenciatura (1.º Ciclo) em Enologia

Artigo 1.º

Âmbito

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, adiante designada por UTAD, confere o grau de licenciado em Enologia.

Artigo 2.º

Enquadramento jurídico

O presente regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, e pelas normas internas que disciplinam o regime de estudos conducente ao grau de licenciado na UTAD.

Artigo 3.º

Objetivos

Responder às exigências do mercado de trabalho e à necessidade de ferramentas diversificadas e integradas para uma atividade profissional de elevada especificidade e eficiência técnica, em estreita ligação com os agentes económicos.

Integrar diferentes áreas do conhecimento, com abordagem a ciências de base, e com aprofundamento de conhecimento de produção primária, de vinificação, qualidade dos produtos e aplicação de conceitos de ciências empresariais para a atividade de gestão, comercialização, marketing e mercados.

Abordar temáticas de prova de vinhos, redução de poluição, aproveitamento de subprodutos e atividades complementares à produção de vinho, assim como tecnologias mais recentes aplicáveis à viticultura e à enologia.

Formar profissionais com uma forte base técnica e com formação a montante e a jusante da adega para aumentar a capacidade de intervenção do enólogo na fileira vitivinícola.

Disponibilizar formação em Enologia em língua portuguesa e em língua inglesa.

De forma mais específica, o curso de licenciatura em Enologia da UTAD permite:

Adquirir formação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT