Aviso n.º 13015/2017

Data de publicação30 Outubro 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Serviços Académicos

Aviso n.º 13015/2017

Conforme o disposto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, sucessivamente alterado, que regula o regime jurídico dos Graus e Diplomas do Ensino Superior, a entrada em funcionamento de novas licenciaturas, mestrados e doutoramentos carece de acreditação prévia e está sujeita a publicação.

Assim:

a) No seguimento da proposta da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, atento o parecer favorável e a aprovação do respetivo plano de estudos pelos Conselhos Científico, Pedagógico e Académico, foi aprovada a criação do curso de mestrado (2.º ciclo) em Assessoria Linguística e Revisão Textual;

b) Na sequência do registo R/A-Cr 5/2017 e após a decisão de acreditação pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior;

c) Após aprovação do regulamento, pelos órgãos competentes para o efeito da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

procede-se, em anexo, à publicação do regulamento, estrutura curricular e plano de estudos referentes à criação do curso de mestrado (2.º ciclo) em Assessoria Linguística e Revisão Textual.

23/10/2017. - O Reitor, António Augusto Fontainhas Fernandes.

Regulamento do curso de Mestrado (2.º ciclo) em Assessoria Linguística e Revisão Textual

Artigo 1.º

Âmbito

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, adiante designada por UTAD, confere o grau de mestre em Assessoria Linguística e Revisão Textual.

Artigo 2.º

Enquadramento jurídico

O presente regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, e pelas normas internas que disciplinam o regime de estudos conducente ao grau de mestre na UTAD.

Artigo 3.º

Objetivos

Este Curso tem como principais objetivos:

a) Dotar os mestrandos de conhecimentos aprofundados e integrados no domínio das Ciências da Linguagem;

b) Aprofundar conhecimentos linguísticos conducentes a um trabalho de análise crítica sobre os usos da língua portuguesa;

c) Promover o desenvolvimento de ferramentas necessárias à produção e revisão textual;

d) Resolver problemas específicos de comunicação e relacionamento com diferentes públicos;

e) Conhecer diferentes estratégias que possibilitem o desempenho de atividades profissionais em áreas relacionadas com a assessoria e a revisão linguísticas.

Artigo 4.º

Organização

1 - O curso está estruturado de acordo com o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, e legislação subsequente, e normas internas aplicáveis.

2 - A aquisição do grau de mestre pressupõe a obtenção, num período de quatro semestres letivos, de 120 ECTS, nos termos estabelecidos pela estrutura curricular e plano de estudos, incluindo a aprovação no ato público de defesa de dissertação/relatório de estágio.

3 - A realização, com sucesso, das unidades curriculares que integram a parte curricular do curso e que a seguir se discriminam, no total de 60 ECTS, confere um curso de especialização:

a) Análise Linguística do Texto/Discurso;

b) Edição de Textos e Recursos Digitais;

c) Áreas Críticas da Língua Portuguesa;

d) Produção, Revisão e Assessoria Linguísticas para Textos Científicos;

e) Produção, Revisão e Assessoria Linguísticas para Textos Jornalísticos;

f) Produção, Revisão e Assessoria Linguísticas para Textos Técnicos e Administrativos;

g) A Escrita na Era...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT