Aviso n.º 12345/2018

Data de publicação28 Agosto 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade de Lisboa - Faculdade de Ciências

Aviso n.º 12345/2018

Aviso de abertura de procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de doutorado(a) ao abrigo do artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho, e legislação complementar.

1 - Após parecer favorável do Conselho Científico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), em reunião de 25 de julho de 2018, e por despacho do Reitor de 07 de agosto de 2018, procede-se à abertura de concurso de seleção internacional para 35 posições de doutorado(a)s para o exercício de atividades de investigação científica no domínio científico das Ciências da Vida, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, pelo prazo de três anos, com vista ao desenvolvimento de projetos científicos cujas áreas científicas e requisitos específicos se passam a enumerar de seguida:

Posição 2467

Área Científica: Bioquímica

Área de Doutoramento: Bioquímica (Bioquímica Estrutural)

Requisitos Específicos: Bioquímica de proteínas e investigação em doenças metabólicas raras da mitocôndria, com abordagens integrativas bioquímicas e moleculares; folding e estabilidade de proteínas (flavoproteínas). Expressão/purificação de proteínas recombinantes, métodos espectroscópicos e biofísicos de caracterização biomolecular avançada (CD, Fluorescência, DSC, DSF, SPR).

Posição 2468

Área Científica: Biologia de Sistemas

Área de Doutoramento: Biologia

Requisitos Específicos: Descoberta de novos fármacos (fase inicial); Screens de alto rendimento baseados em microscopia de fluorescência; identificação de compostos com potencial terapêutico para a fibrose quística.

Posição 2469

Área Científica: Biologia de Sistemas

Área de Doutoramento: Biotecnologia/Imunologia

Requisitos Específicos: Especialização na área de Biologia Celular e Molecular e/ou Imunologia. Experiência demonstrada pelo currículo de publicações no estudo de processos de regulação e diferenciação no sistema imunitário, com ênfase na regulação da expressão génica. Experiência comprovada em biologia molecular e bioquímica de RNA.

Posição 2470

Área Científica: Biologia Celular e Molecular

Área de Doutoramento: Ciências Biológicas

Requisitos Específicos: Genes associados ao metabolismo lipídico no desenvolvimento vegetal, incluindo expressão, purificação e cristalização de proteínas recombinantes (Arabidopsisthaliana e Nicotianatabacum).

Posição 2471

Área Científica: Bioquímica

Área de Doutoramento: Ciências Biomédicas

Requisitos Específicos: Entrega direcionada de neuropéptidos para prevenir alterações da neurotransmissão/plasticidade sináptica na epileptogénese; terapias de estímulo cognitivo para mitigar o declínio cognitivo em modelos animais de epilepsia: sua aplicação médica; Alterações nas jangadas lipídicas na epilepsia e ação terapêutica da dieta cetogénica.

Posição 2472

Área Científica: Biologia de Sistemas

Área de Doutoramento: Bioquímica (Biofísica)

Requisitos Específicos: Genómica funcional para identificação de funções génicas específicas por screens de microscopia; conceção de ensaios para microscopia de high-throughput; tráfego intracelular de proteínas de membrana; desenvolvimento de software de análise de imagens para visualização e análise bioestatística de dados de screens fenotípicos por microscopia.

Posição 2473

Área Científica: Biologia de Sistemas

Área de Doutoramento: Ciências Médicas

Requisitos Específicos: Genómica funcional aplicada a estudos de diferenciação epitelial relacionada com tráfego intracelular utilizando ensaios de 'woundhealing' por microscopia automatizada; bioquímica e eletrofisiologia de proteínas membranares para validação e análise funcional de genes identificados.

Posição 2474

Área Científica: Física da Matéria Condensada e Nanotecnologia

Área de Doutoramento: Física da Matéria Condensada e da Radiação

Requisitos Específicos: Técnicas inovadoras em microscopia de força atómica (AFM) e metodologias associadas; estratégias e tecnologias para utilização de AFM em meios biológicos, para estudo de interações moleculares e mecânicas em sistemas biológicos, nanofluídica, nanofricção.

Posição 2475

Área Científica: Biologia Celular e Molecular

Área de Doutoramento: Biologia (Biologia Molecular)

Requisitos Específicos: Genómica funcional de plantas; interações simbióticas e patogénicas em plantas; produção de inóculos micorrízicos e de plantas micorrizadas, particularmente lenhosas; técnicas de biologia molecular, genómica e análises bioquímicas e fisiológicas em plantas, particularmente plantas lenhosas.

Posição 2476

Área Científica: Biologia Celular e Molecular

Área de Doutoramento: Biologia Molecular

Requisitos Específicos: Mecanismos moleculares da doença genética fibrose quística associados a defeitos no processamento do RNA (splicing e nonsense mediateddecay); screens em larga escala (bibliotecas de RNAi e compostos para identificação de alvos terapêuticos); microscopia de fluorescência e análise de imagem; estratégias terapêuticas por manipulação de RNA (oligonucleótidosantisense).

Posição 2477

Área Científica: Biologia Celular e Molecular

Área de Doutoramento: Biologia Molecular

Requisitos Específicos: Expressão génica, estudo funcional de genes envolvidos em stress biótico/abiótico e fertilização em plantas lenhosas (castanheiro) e em plantas-modelo (Arabidopsis e tabaco); Metodologias de isolamento e clonagem de genes, transcriptómica, qPCR e transformação genética.

Posição 2478

Área Científica: Bioquímica/Química Teórica e Computacional

Área de Doutoramento: Química Bioorgânica

Requisitos Específicos: Perfil teórico para desenvolvimento de novos métodos computacionais que incluam os efeitos do pH em modelos membranares; campos de força atuais e informação biofísica computacional por eles gerada; modelação molecular dos efeitos de protonação em proteínas, péptidos e outras moléculas bioativas em interação com bicamadas lipídicas.

Posição 2479

Área Científica: Ecologia

Área de Doutoramento: Biologia (Ecologia)

Requisitos Específicos: Investigação em conservação e gestão de montados de sobro e sua biodiversidade, com foco nas aves. Compilação, reanálise de informação científica e técnicas de meta-análise. Educação ambiental e divulgação de ciência sobre montados e aves.

Posição 2480

Área Científica: Ecologia

Área de Doutoramento: Biologia

Requisitos Específicos: Identificação (características morfológicas e acústicas), ecologia e conservação de quirópteros Africanos, em particular considerando o seu papel como dispersores de sementes; aplicação de metodologias de rádio-seguimento e de modelação de dados espacialmente explícitos, relevantes para o estudo do comportamento de dispersores de sementes.

Posição 2481

Área Científica: Biologia Evolutiva

Área de Doutoramento: Biologia Evolutiva

Requisitos Específicos: Filogeografia, genética populacional, hibridação e especiação em cetáceos.

Posição 2482

Área Científica: Biologia Evolutiva

Área de Doutoramento: Biologia (Biotecnologia Vegetal)

Requisitos Específicos: Evolução adaptativa e funcional de fungos fitopatogénicos com foco na interação com cafeeiro, integrando genómica, transcriptómica e patologia.

Posição 2483

Área Científica: Biologia Evolutiva

Área de Doutoramento: Biologia

Requisitos Específicos: Coordenação do programa EvoS (evolução e sociedade) na Universidade de Lisboa. Investigação em comportamento humano na interface entre evolução, economia comportamental e psicologia social.

Posição 2484

Área Científica: Biologia Evolutiva

Área de Doutoramento: Evolução, Ecologia, Recursos Genéticos, Paleontologia

Requisitos Específicos: Evolução experimental em ácaros herbívoros, em particular nas suas interações com endo-simbiontes e plantas.

Posição 2485

Área Científica: Microbiologia

Área de Doutoramento: Microbiologia

Requisitos Específicos: Microbiologia, incluindo a de ambientes extremos, e interações envolvendo microrganismos termofílicos do solo e a sua aplicação agronómica, na fronteira entre a Ecologia microbiana e a Agronomia.

Posição 2486

Área Científica: Ecologia

Área de Doutoramento: Biologia (Ecofisiologia)

Requisitos Específicos: Continuum solo-planta-atmosfera com uma abordagem multidisciplinar integrando a ecofisiologia, bioquímica e microbiologia, com vista à compreensão da resposta adaptativa a fatores bióticos e abióticos, das plantas e do seu microbioma, e das teias tróficas.

Posição 2487

Área Científica: Biologia Evolutiva

Área de Doutoramento: Zoologia

Requisitos Específicos: Filogeografia, caracterização genómica e análise dos padrões de evolução de genes adaptativos em Procellariiformes.

Posição 2488

Área Científica: Biologia Evolutiva

Área de Doutoramento: Biologia Evolutiva

Requisitos Específicos: Evolução experimental no modelo biológico Drosophila, incluindo análises em tempo real, integrando diversos níveis biológicos: fenotípico, cariotípico e genómico.

Posição 2489

Área Científica: Ecologia

Área de Doutoramento: Biologia

Requisitos Específicos: Ecologia e conservação em florestas tropicais insulares; Efeitos das atividades humanas na biodiversidade terrestre, com foco em endemismos e abordagem ao nível de comunidades.

Posição 2490

Área Científica: Biologia Evolutiva

Área de Doutoramento: Biologia Evolutiva

Requisitos Específicos: Evolução e genómica de insetos, especificamente em genómica populacional e estudos de associação genómica em espécies com interesse agrícola.

Posição 2491

Área Científica: Ecologia

Área de Doutoramento: Aplicações Biológicas e Tecnologia

Requisitos Específicos: Ecologia de peixes de água doce; análises filogenéticas (uso de marcadores filogenéticos) e morfométricas de peixes; ecologia trófica de peixes e identificação de invertebrados dulçaquícolas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT