Aviso n.º 12341/2018

Data de publicação28 Agosto 2018
SectionSerie II
ÓrgãoUniversidade de Lisboa - Faculdade de Ciências

Aviso n.º 12341/2018

Aviso de abertura de procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de doutorado(a) ao abrigo do artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho, e legislação complementar.

1 - Após parecer favorável do Conselho Científico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), em reunião de 25 de julho de 2018, e por despacho do Reitor de 07 de agosto de 2018, procede-se à abertura de concurso de seleção internacional para 15 posições de doutorado(a)s para o exercício de atividades de investigação científica no domínio científico das Ciências da Terra, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, pelo prazo de três anos, com vista ao desenvolvimento de projetos científicos cujas áreas científicas e requisitos específicos se passam a enumerar de seguida:

Posição 2417

Área Científica: Meteorologia;

Área de Doutoramento: Climatologia e Alterações Climáticas;

Requisitos Específicos: Climatologia, extremos climáticos e alterações climáticas; análise de extremos de precipitação e de cheias e sua relação com ciclones intensos e Rios Atmosféricos (RA); modelos globais e regionais de clima e sua relação com a deteção de RA e possíveis impactos no passado, presente e futuro; previsão a quinze dias de RA com base em previsões numéricas de tempo.

Posição 2418

Área Científica: Meteorologia;

Área de Doutoramento: Engenharia do Ambiente;

Requisitos Específicos: Modelação meteorológica e climática; impactes resultantes de fenómenos meteorológicos extremos (secas, ondas de calor e fogos) individuais ou combinados; mecanismos de interação entre a atmosfera (poluição e extremos versus clima) e ecossistemas naturais e humanos (mortalidade, impactes ambientais).

Posição 2419

Área Científica: Oceanografia Física;

Área de Doutoramento: Ciências Geofísicas e da Geoinformação (Oceanografia Física);

Requisitos Específicos: Oceanografia Física; Circulação Oceânica no Atlântico Nordeste; processos de mesoescala na Margem Ibérica; Corrente Ibérica para o Polo; Vórtices; modelação numérica da Margem Ibérica com o modelo ROMS; variabilidade interanual.

Posição 2420

Área Científica: Geologia Marinha e Costeira;

Área de Doutoramento: Geodinâmica Externa;

Requisitos Específicos: Morfodinâmica dos sistemas costeiros suportada em: modelação numérica (propagação da agitação marítima, correntes litorais), observação direta (medição em ambientes de alta energia), deteção remota (video-monitorização e imagens de satélite) e experiência em programação, com desenvolvimento de ferramentas (matlab e python) e ferramentas SIG.

Posição 2421

Área Científica: Estratigrafia, Paleontologia e Geologia Sedimentar;

Área de Doutoramento: Análise e Avaliação do Meio Físico;

Requisitos Específicos: Paleoecologia e micropaleontologia de diatomáceas; taxonomia e ecologia de diatomáceas de água doce, salobra ou marinhas do Quaternário; uso das diatomáceas em estudos de evolução paleoambiental (clima, nível do mar) e na discriminação de fatores naturais versus antropogénicos, forçadores de mudança ecológica, em sistemas sedimentares estuarinos, lagunares, interdunares e lacustres.

Posição 2422

Área Científica: Ecologia;

Área de Doutoramento: Ecologia Vegetal;

Requisitos Específicos: Modelação da dinâmica da vegetação com alterações climáticas. Modelação das interações entre plantas e água subterrânea através da medição da transpiração e dos isótopos estáveis. Impacto dos eventos climáticos extremos (secas e declínio do nível freático) na dendrocronologia das árvores. Identificação da vegetação dependente de água subterrânea e previsão da sua evolução com mudanças climáticas. Investigação da relação entre os índices de vegetação de deteção remota e a flutuação do nível de água subterrânea.

Posição 2423

Área Científica: Geologia Marinha e Costeira;

Área de Doutoramento: Georrecursos;

Requisitos Específicos: Dinâmica sedimentar e morfológica do litoral Português (estudo integrado à escala temporal sazonal a secular); caracterização automática de parâmetros morfométricos de sedimentos; desenvolvimento de metodologias de monitorização costeira; geomática aplicada à Geologia (deteção remota, sistemas de informação geográfica, análise e processamento de imagem).

Posição 2424

Área Científica: Ciências Mineralógicas, Petrologia e Geoquímica;

Área de Doutoramento: Geologia;

Requisitos Específicos: Geologia Estrutural e Tectónica com experiência de Cartografia Geológica de zonas deformadas e metamorfizadas e aptidões demonstradas em geocronologia, petrologia ígnea, petrologia metamórfica e estratigrafia do Paleozóico.

Posição 2425

Área Científica: Meteorologia;

Área de Doutoramento: Física (Meteorologia);

Requisitos Específicos: Modelação meteorológica e climática; Análise por sistemas dinâmicos aplicados a diferentes mecanismos não-lineares; modelos rápidos de autómatos celulares para avaliar o papel da atmosfera, vegetação e topografia no desenvolvimento e propagação de fogos; geração de cenários e mapas de risco para uso operacional em eventos de fogo.

Posição 2426

Área Científica: Física da Matéria Condensada e Nanotecnologia

Área de Doutoramento: Física

Requisitos Específicos: Materiais fotovoltaicos: desenvolvimento de novos materiais e processos para melhoria da eficiência e redução de custo de células fotovoltaicas baseadas em silício cristalino; técnicas de caracterização de materiais, células e módulos fotovoltaicos.

Posição 2427

Área Científica: Engenharia Geográfica;

Área de Doutoramento: Oceanografia Física;

Requisitos Específicos: Geodesia teórica e aplicada e análise de séries-temporais; métodos numéricos avançados; métodos para a análise de base de dados de grandes dimensões com soluções derivadas de observações GNSS existentes no Instituto Dom Luiz (IDL), com especial ênfase nas suas propriedades estocásticas.

Posição 2429

Área Científica: Engenharia Geográfica;

Área de Doutoramento: Ciências Geofísicas e da Geoinformação (Engenharia Geográfica);

Requisitos Específicos: Geodesia; efeitos do atraso troposférico nas observáveis geodésicas; efeitos do vapor de água nas medições geodésicas espaciais (InSAR); assimilação de mapas de vapor de água derivados de mapas interferométricos em modelos de previsão meteorológica (eventos extremos de precipitação); desenvolvimento de casos científicos para futuras missões SAR geoestacionárias.

Posição 2430

Área Científica: Geologia Marinha e Costeira;

Área de Doutoramento: Geologia Económica e do Ambiente;

Requisitos Específicos: Dinâmica e modelação de processos costeiros; estudo sedimentológico e reconstrução de eventos extremos de inundação costeira Holocénicos; análise de proveniência e dispersão de sedimentos em ambientes costeiros; modelação de transporte sedimentar associado a tsunamis e tempestades extremas.

Posição 2431

Área Científica: Meteorologia;

Área de Doutoramento: Meteorologia;

Requisitos Específicos: Meteorologia; modelação de escoamentos atmosféricos sobre topografia complexa; modelação da camada limite planetária de zonas costeiras e de processos de interação atmosfera-solo-oceano; modelação de cenários climáticos e meteorológicos de alta resolução; alterações climáticas e previsão sazonal; desenvolvimento e aplicação de métodos de downscaling estatísticos a cenários climáticos, proficiência em programação (Fortran) e construção de algoritmos (ex: NCL, Python); experiência em computação de alta performance e sistemas operativos Linux ou Unix.

Posição 2432

Área Científica: Oceanografia Física;

Área de Doutoramento: Física (Oceanografia Física);

Requisitos Específicos: Oceanografia física...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT