Aviso n.º 11645/2019

Data de publicação17 Julho 2019
SeçãoParte H - Autarquias locais
ÓrgãoMunicípio de Rio Maior

Aviso n.º 11645/2019

Sumário: Subunidades Orgânicas - Afetação dos Trabalhadores do Mapa de Pessoal.

Considerando a competência que me é atribuída pelo artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 305/2009, de 23 de outubro, e considerando ainda os limites fixados pela Assembleia Municipal, sob proposta da Câmara Municipal, por deliberação de 23 de fevereiro de 2019, quanto ao número máximo das subunidades orgânicas;

Considerando o disposto no artigo 12.º do Regulamento da Organização e Estrutura dos Serviços Municipais publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 93 em 15 de maio de 2019;

Considerando que importa assim proceder à adequação orgânica dos serviços municipais e à respetiva da afetação de pessoal, determino:

A - A criação das seguintes subunidades orgânicas:

A1 - Na dependência da Unidade Administrativa e Recursos Humanos (UARH):

A1.1 - Subunidade de Recursos Humanos (SRH);

A1.2 - Subunidade de Expediente Geral e Apoio Administrativo aos Órgãos Autárquicos (SEGAAOA);

A2 - Na dependência da Unidade Planeamento e Gestão Financeira (UPGF):

A2.1 - Subunidade Administrativa de Águas e Saneamento, Taxas e Licenças (SAASTL).

A3 - Unidade Jurídica e Contratação Pública (UJCP)

A4 - Na dependência da Unidade de Planeamento e Gestão Urbanística (UPGU):

A4.1 - Subunidade de Obras Particulares (SOP).

A5 - Unidade de Obras Públicas, Equipamentos e Infraestruturas (UOPEI)

A6 - Na dependência da Unidade de Ação Social, Saúde e Educação (UASSE)

A6.1- Subunidade Administrativa de Educação (SAE).

A7 - Unidade de Unidade de Desporto, Cultura e Turismo (UDCT)

B - As atribuições das subunidades orgânicas, conforme a seguir descriminadas:

Subunidade de Recursos Humanos

À Subunidade de Recursos Humanos compete, designadamente:

a) Assegurar o expediente administrativo e colaborar na elaboração dos processos de recrutamento e seleção de pessoal;

b) Prestar apoio ao júri dos procedimentos concursais;

c) Dar apoio, quando solicitado, às estruturas dos trabalhadores;

d) Apoiar a implementação do SIADAP, designadamente: expediente administrativo; elaboração de manuais explicativos do processo avaliativo e a respetiva divulgação junto dos trabalhadores sob orientação do dirigente da unidade orgânica flexível;

e) Prestar o apoio administrativo necessário nos processos de inquérito e disciplina;

f) Assegurar a elaboração e organização dos processos de aposentação;

g) Elaborar estudos sobre aposentações, demissões, pedidos de licenças sem remuneração e suas implicações no mapa de pessoal;

h) Analisar o enquadramento legal da situação dos trabalhadores ao nível da contratação por tempo indeterminado, determinado, assim como possíveis instrumentos de mobilidade geral;

i) Proceder em colaboração com os diferentes responsáveis da estrutura dos serviços municipais ao diagnóstico de situação dos meios humanos, em matéria de formação e reciclagem;

j) Colaborar na elaboração de normas de gestão de pessoal;

k) Promover a inscrição dos trabalhadores em todos os organismos a que por lei forem obrigados, ou a solicitação destes;

l) Preparar os elementos para o processamento das remunerações, abonos, horas extraordinárias, ajudas de custo;

m) Assegurar e controlar o processamento das remunerações, abonos, trabalho extraordinário e ajudas de custo, abonos complementares, subsídios e outros;

n) Processar os abonos de família e prestações complementares;

o) Processar os assuntos relativos à ADSE e à Segurança Social;

p) Elaborar e enviar os mapas mensais de descontos e outros, em conformidade com a legislação em vigor;

q) Cumprir as obrigações fiscais a que estão sujeitos os trabalhadores de acordo com as leis e normas em vigor;

r) Manter organizados e atualizados os processos de cadastro individual de todos os trabalhadores da Câmara Municipal nos termos da lei;

s) Elaborar as declarações das remunerações e outros documentos solicitados pelos trabalhadores;

t) Assegurar e registar os elementos relativos a férias, faltas e licenças dos trabalhadores;

u) Assegurar o controlo de assiduidade e promover os procedimentos necessários junto dos serviços respetivos;

v) Assegurar o expediente relativo aos seguros de pessoal;

w) Assegurar o atendimento do pessoal no âmbito da sua competência;

x) Recolher e tratar dados para fins estatísticos e de gestão relativos a encargos salariais, designadamente, trabalho extraordinário e noturno, ajudas de custo, comparticipações na doença, acidentes de trabalho;

y) Elaborar as estatísticas e os relatórios da Subunidade;

z) Prestar informação detalhada relativa à evolução dos recursos humanos a entidades públicas, através de plataformas informáticas criadas para o efeito;

aa) Assegurar a implementação do sistema de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho;

bb) Executar quaisquer outras tarefas que no âmbito das suas atribuições lhes sejam superiormente solicitadas.

Subunidade de Expediente Geral e Apoio Administrativo aos Órgãos Autárquicos

À Subunidade de Expediente Geral e Apoio Administrativo aos Órgãos Autárquicos compete, designadamente:

a) Assegurar a correta identificação dos serviços municipais;

b) Assegurar o atendimento e encaminhamento do público no seu contacto com os serviços;

c) Prestar informações sobre o encaminhamento de assuntos concretos solicitados pelos munícipes;

d) Receber e encaminhar todas as reclamações, críticas e sugestões apresentadas pelos munícipes;

e) Assegurar a abertura e o encerramento dos edifícios municipais bem como a promoção da limpeza e manutenção das instalações municipais;

f) Assegurar a receção, classificação, registo da correspondência e demais documentação recebida na Autarquia e proceder ao seu tratamento;

g) Assegurar a expedição da correspondência emitida pela Câmara Municipal e seus serviços;

h) Assegurar a publicitação de editais, anúncios, avisos e outros documentos a publicitar, nos locais e suportes a esse fim destinados;

i) Emitir certidões do que constar da documentação existente e não se encontre classificada de confidencial ou reservada;

j) Providenciar, pela inserção nas publicações respetivas, dos documentos carecidos de publicação em razão da exigência legal ou necessidade administrativa;

k) Apoiar as operações de recenseamento eleitoral e militar;

l) Apoiar a realização de eleições para os órgãos de soberania e do poder local;

m) Assegurar o atendimento ao público no âmbito da sua competência;

n) Colaborar na implementação sistemática do plano nacional de classificação de arquivo;

o) Promover a conservação dos documentos em arquivo corrente/intermédio;

p) Recolher os elementos necessários à realização das reuniões dos órgãos municipais;

q) Secretariar as reuniões da Câmara Municipal e elaborar as respetivas atas;

r) Preparar as agendas das reuniões da Câmara Municipal e encaminhar as respetivas deliberações;

s) Secretariar as sessões da Assembleia Municipal e elaborar as respetivas atas;

t) Preparar as agendas das sessões da Assembleia Municipal e encaminhar as respetivas deliberações;

u) Recolher os elementos necessários à realização das sessões da Assembleia Municipal;

v) Proceder à receção, tratamento e encaminhamento bem como à expedição da correspondência da Assembleia Municipal;

w) Assegurar a elaboração de documentos e ofícios dos órgãos municipais;

x) Proceder à receção e encaminhamento bem como à expedição da correspondência dos órgãos municipais;

y) Executar quaisquer outras tarefas que no âmbito das suas atribuições lhes sejam superiormente solicitadas.

Subunidade Administrativa de Educação

À Subunidade Administrativa de Educação, compete, designadamente:

a) Organizar, manter e desenvolver em colaboração com as Direções dos estabelecimentos de ensino, Juntas de Freguesia e Conselho Municipal de Educação a rede de transportes escolares, assegurando a respetiva gestão.

b) Assegurar a implementação e a gestão das demais modalidades de apoios no âmbito da ação social escolar, nomeadamente os apoios alimentares e os auxílios económicos em colaboração com as escolas.

c) Assegurar o funcionamento dos refeitórios escolares, o acompanhamento e gestão das refeições escolares e o cumprimento do Caderno de Encargos relativo ao procedimento de Aquisição de Refeições Escolares.

d) Assegurar, em colaboração com os agrupamentos de escolas, a oferta das atividades de animação e de apoio à família, respetiva implementação e desenvolvimento.

e) Assegurar, em colaboração com os agrupamentos de escolas, a implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular e respetiva avaliação.

f) Colaborar na identificação das necessidades de pessoal não docente e da sua formação, em articulação com as direções dos estabelecimentos de ensino e com a Subunidade de Gestão de Recursos Humanos e Formação;

g) Apoiar e acompanhar as reuniões e atividades do Conselho Municipal de Educação;

h) Promover e otimizar o funcionamento da plataforma de apoio à gestão dos serviços prestados pelo município aos estabelecimentos de ensino e aos encarregados de educação;

i) Gestão e acompanhamento de todos os procedimentos relativos aos Serviços de Apoio à Família (refeições e atividades de animação e de apoio à família).

j) Assegurar o fornecimento, conservação e reparação do mobiliário, equipamentos e materiais da responsabilidade do município, necessários ao normal funcionamento da componente letiva e não letiva tendo em vista o sucesso educativo dos alunos;

k) Elaborar e manter atualizado o inventário de todos os equipamentos/mobiliário dos estabelecimentos de ensino do concelho;

l) Proceder ao registo de todas as despesas inerentes à educação, na plataforma informática;

m) Assegurar a manutenção de contratos - programa, acordos de cooperação e protocolos com a Administração Central e outras entidades e controlar a arrecadação das respetivas verbas;

n) Executar quaisquer tarefas que no âmbito das suas atribuições lhe sejam superiormente solicitadas.

Subunidade Administrativa de Águas e Saneamento, Taxas e Licenças

À Subunidade Administrativa de Águas e Saneamento, Taxas e Licenças compete, designadamente:

a) Elaborar e rececionar os contratos de fornecimento de água e organizar os respetivos...

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