Aviso n.º 10942/2016

Data de publicação02 Setembro 2016
SeçãoSerie II
ÓrgãoInstituto Politécnico de Lisboa - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Aviso n.º 10942/2016

Procedimento Concursal Comum para constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de um posto de trabalho, da carreira e categoria de Técnico Superior para a Área Departamental de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

1 - Nos termos do disposto no artigo 33.º da Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pelo artigo 2.º da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, conjugado com o artigo 19.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, na redação que lhe foi dada pela Portaria n.º 145-A/2011, de 06 de abril, torna-se público que, por despacho de 29 de julho de 2016 do Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, se encontra aberto procedimento concursal comum para constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de um posto de trabalho, da carreira/categoria de Técnico Superior, para Área Departamental de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, previsto e não ocupado no mapa de pessoal do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa aprovado para 2016.

2 - Legislação aplicável - Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, diploma que aprovou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (doravante designada por LTFP), Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011, de 06 de abril, Lei n.º 7-A/2016, de 30 de março e o Código do Procedimento Administrativo.

3 - Para os efeitos previstos no artigo 4.º da Portaria n.º 48/2014, de 26 de fevereiro, conjugado com o artigo 24.º da Lei n.º 80/2013, de 28 de novembro, e após procedimento prévio, registado com o n.º 39773, a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) emitiu, a 23 de agosto de 2016, a declaração de inexistência de trabalhadores em situação de requalificação, cujo perfil se adequasse às características do posto de trabalho em causa.

4 - Para efeitos do estipulado no n.º 1 do artigo 4.º da Portaria n.º 83-A/2009, republicada pela Portaria n.º 145-A/2011, de 06 de abril, declara-se não estarem constituídas reservas de recrutamento no próprio organismo. Confirma-se, a 24 de agosto de 2016, a inexistência de reservas de recrutamento constituídas pela Entidade Centralizada para a Constituição de Reservas de Recrutamento (ECCRC), informação prestada pelo INA, atribuição que é conferida ao INA, pela alínea c) do artigo 2.º Decreto-Lei n.º 48/2012, de 29 de fevereiro.

5 - Âmbito do Recrutamento - o recrutamento faz-se de entre trabalhadores com relação jurídica de emprego por tempo indeterminado, nos termos do disposto no artigo 30.º da LTFP.

6 - Local de Trabalho - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

7 - Caracterização do posto de trabalho a ocupar, em conformidade com o estabelecido no mapa de pessoal do ISEL do IPL aprovado para 2016:

Apoio técnico e científico às atividades letivas, de investigação, desenvolvimento e inovação e de prestação de serviços que decorrem na Área Departamental de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores.

Assessoria ao Responsável de Laboratório de Semicondutores;

Apoio técnico ao sistema de gases utilizado na deposição de filmes finos assistida a plasma;

Operação e manutenção de sistemas de vácuo;

Desenvolvimento de sistemas de vácuo e com componentes associados com utilização dos programas de desenho Autocad 2014 e SolidWorks 2016;

Operação de sistemas de deposição por diferentes técnicas de PVD (Physical Vapour Deposition); sistemas de PECVD, evaporação térmica, sputtering e evaporação por canhão de eletrões;

Apoio técnico e científico às atividades letivas laboratoriais praticadas nos Laboratórios de Eletrónica; colaboração com os responsáveis de unidades curriculares laboratoriais no desenvolvimento de novos protocolos experimentais; Diagnóstico, reparação e manutenção do parque de equipamentos de teste e medidas existentes, fontes de alimentação, multímetros, geradores de sinal, osciloscópios, etc.; experiência na deteção e reparação de avarias; soldadura de diversos módulos de expansão para kits de microprocessadores;

Montagem e manutenção de laboratório ITED/ITUR (Laboratório de Telecomunicações), e apoio na montagem do High Leverage Network Lab.; manutenção de infraestruturas de rede ITED da Área Departamental;

Apoio na formação em telecomunicações, nomeadamente demonstração dos procedimentos de fusão de fibras óticas, erros e forma de os evitar.

Assegurar, em colaboração com o responsável de laboratório, níveis adequados de segurança de pessoas e bens no laboratório; promover as boas práticas de laboratório;

Assegurar quaisquer outras tarefas para que seja solicitado no âmbito das atividades da Área Departamental.

Competências:

Orientação para Resultados: Capacidade para concretizar com eficácia e eficiência os objetivos do serviço e as tarefas e que lhe são solicitadas.

Planeamento e organização: Capacidade para programar, organizar e controlar a sua atividade e projetos variados, definindo objetivos, estabelecendo prazos e determinando prioridades.

Análise da informação e sentido crítico: Capacidade para identificar, interpretar e avaliar diferentes tipos de dados e relacioná-los de forma lógica e com sentido crítico.

Conhecimentos especializados e experiência: Conjunto de saberes, informação técnica e experiência profissional, essenciais ao adequado desempenho das funções.

8 - Requisitos de admissão: Os candidatos devem reunir, até ao termo do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT