Aviso n.º 10460/2018

Data de publicação02 Agosto 2018
SeçãoParte H - Autarquias locais
ÓrgãoMunicípio de Estarreja

Aviso n.º 10460/2018

Procedimento concursal comum para constituição de relação jurídica de emprego em contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para preenchimento de sete postos de trabalho na carreira e categoria de Assistente Operacional (Casa Museu Egas Moniz (1) - Referência A, Setor de Serviços Educativos (4) - Referência B e Subunidade de Higiene e Limpeza Pública/Setor de Serviços Urbanos (2) - Referência C) (Ref.ª 07/2018).

1 - Para efeitos do n.º 1 do artigo 19.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011, de 06 de abril e nos termos do disposto nos artigos 33.º a 37.º da Lei n.º 35/2014 de 20 de junho, por deliberações da Câmara Municipal de 23 de novembro de 2017 e 28 de junho de 2018, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da data da publicação deste aviso no Diário da República, 2.ª série, procedimento concursal comum, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de sete postos de trabalho da carreira e categoria de Assistente Operacional, em conformidade com o estabelecido no mapa de pessoal aprovado.

2 - Para efeitos do n.º 1 do artigo 4.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011, de 06 de abril e no âmbito do disposto no artigo 13.º da Lei n.º 77/2015, de 29 de julho, declara-se não se encontrarem constituídas reservas de recrutamento no próprio organismo e não se encontrar constituída a Entidade Gestora da Requalificação nas Autarquias Locais (EGRA).

3 - O procedimento concursal é válido para o recrutamento do preenchimento dos postos de trabalho a ocupar (sete postos) e para os efeitos do previsto no n.º 2 do artigo 40, da Portaria 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011, de 06 de abril.

4 - Local de trabalho: área geográfica do Município de Estarreja.

5 - Caracterização dos postos de trabalho: Funções de natureza operacional, de caráter manual ou mecânico, enquadradas em diretivas gerais bem definidas e com graus de complexidade variáveis; Execução de tarefas de apoio elementares, indispensáveis ao funcionamento dos serviços, podendo comportar esforço físico; Responsabilidade pelos equipamentos sob sua guarda e pela sua correta utilização, procedendo, quando necessário, à manutenção e reparação dos mesmos, nomeadamente:

Referência A - Casa Museu Egas Moniz (1)

Assegurar a limpeza da Casa Museu Egas Moniz tendo em conta a diversidade de coleções e as metodologias de tratamento empregues a cada tipologia de material, bem como dos espaços anexos;

Colaborar na realização das ações de conservação preventiva;

Vigilância e apoio nas visitas que se realizam na Casa Museu Egas Moniz;

Apoio às atividades de índole cultural e científico que se realizam na Casa Museu Egas Moniz;

Manter em condições de operacionalidade, todo o material e equipamento adstrito às tarefas que desenvolve;

Garantir para que não haja ruturas de stock de material de limpeza na Casa Museu Egas Moniz;

Executar outras tarefas que no âmbito das suas atribuições lhe sejam superiormente solicitadas.

Referência B - Setor de Serviços Educativos (4)

Área de atividade - Atividades de Animação e de Apoio à Família

Objetivo global - Cuidar de crianças com idade até aos 6 anos, incluindo crianças com necessidades específicas de educação, durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.

Atividades/tarefas

Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado:

Colaborar com o/a Educador/a de Infância na programação periódica das atividades a desenvolver com as crianças inscritas na Componente de Apoio à Família, de acordo com o projeto pedagógico da instituição;

Colaborar com o/a Educador/a no planeamento das atividades, em função dos temas a desenvolver.

Acompanhar as crianças em passeios, excursões, visitas de estudo e outros locais de desenvolvimento de atividades complementares.

Cuidar de crianças inscritas nas Atividades de Animação e de Apoio à Família:

Acompanhar e apoiar as crianças no desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas não letivas tendo em conta a idade e as necessidades especiais das crianças;

Preparar e dar as refeições ou auxiliar as crianças durante o período de refeição;

Prestar cuidados de higiene pessoal às crianças e auxiliá-las nestas tarefas e a vestirem-se, de acordo com a idade e estado de desenvolvimento da criança;

Acompanhar as crianças em deslocações e transporte para a realização de atividades fora do espaço escolar;

Vigiar as crianças, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos.

Limpeza e manutenção dos espaços.

Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres.

Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados.

Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança.

Competências

Noções de:

1 - Modelos e espaços pedagógicos da Educação Pré-Escolar.

2 - Fases do desenvolvimento infantil.

3 - Processo de socialização da criança.

4 - Comportamentos disfuncionais da criança.

5 - Necessidades específicas de educação.

Conhecimentos de:

6 - Áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar.

7 - Normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde e de proteção do ambiente respeitante à atividade.

8 - Comportamentos e hábitos alimentares.

9 - Comportamentos e hábitos de higiene.

10 - Ética e deontologia profissional.

11 - Relação e práticas pedagógicas.

12 - Prevenção de acidentes e segurança da criança.

Conhecimentos aprofundados de:

13 - Técnicas de animação.

14 - Técnicas de comunicação e relacionamento com crianças.

15 - Programação e desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas em creches e Jardins-de-infância.

16 - Programação e desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas em tempos livres.

17 - Organização, manutenção e higiene de materiais, equipamentos e espaços.

Saberes-fazer

1 - Utilizar os princípios de organização aplicados à planificação de atividades.

2 - Aplicar as técnicas de desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas em creches e Jardins-de-infância.

3 - Aplicar as técnicas de desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas em tempos livres.

4 - Aplicar as técnicas de acompanhamento de crianças com necessidades específicas de educação.

5 - Aplicar as técnicas de animação e dinamização de atividades lúdicas.

6 - Assegurar o bem-estar e a segurança das crianças.

7 - Promover hábitos adequados de alimentação.

8 - Promover hábitos de higiene pessoais.

9 - Promover regras sociais de conduta.

10 - Estimular a autonomia nas crianças.

11 - Desenvolver rotinas e regras de acordo com o desenvolvimento de cada criança.

12 - Interpretar os sinais e códigos não-verbais das crianças.

13 - Aplicar os cuidados primários de saúde infantil.

14 - Utilizar as técnicas de higiene, manutenção e organização de materiais, equipamentos e espaços.

15 - Detetar eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento da criança.

Saberes-ser

1 - Adaptar-se à criança e à sua família.

2 - Comunicar de forma clara, precisa, persuasiva e assertiva.

3 - Trabalhar em equipa.

4 - Estabelecer relações interpessoais empáticas.

5 - Gerir conflitos.

6 - Motivar e valorizar as crianças.

7 - Demonstrar estabilidade emocional e autocontrolo.

8 - Ser imparcial e distanciar-se face aos problemas dos outros.

9 - Demonstrar segurança e confiança.

10 - Revelar capacidade de observação.

11 - Revelar compreensão e sensibilidade.

12 - Demonstrar capacidade de liderança de forma a impor regras.

13 - Agir e fazer agir em conformidade com as...

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