Aviso (extrato) n.º 593/2023

Data de publicação11 Janeiro 2023
Data01 Janeiro 2023
Gazette Issue8
SectionSerie II
ÓrgãoTribunal de Contas - Direção-Geral
N.º 8 11 de janeiro de 2023 Pág. 240
Diário da República, 2.ª série
PARTE D
TRIBUNAL DE CONTAS
Direção-Geral
Aviso (extrato) n.º 593/2023
Sumário: Nomeação de auditores -coordenadores e de auditores -chefes dos serviços de apoio
da DGTC — sede e secções regionais.
Pelo Despacho do Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas n.º 58/2022 -GP, de 22 de
dezembro — Nos termos do artigo 74.º, n.º 1, al. m), da Lei n.º 98/97, de 26 de agosto, dos arti-
gos 11.º e 12.º do Decreto -Lei n.º 440/99, de 2 de novembro, da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro,
do Regulamento aprovado pelo Despacho n.º 45/2021 -GP, de 29 de julho, e tendo em conta o
Despacho n.º 57/2022, de 21 de dezembro, que instituiu o número de Unidades de Apoio Técnico
por Departamento técnico -operativo da DGTC, são nomeados Auditores -Coordenadores e Auditores-
-Chefes, em comissão de serviço, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2023 e até 31 de dezembro
de 2025, em que termina o Programa Trienal 2023 -2025, os seguintes Auditores -Coordenadores
e Auditores -Chefes:
1) Auditores -Coordenadores:
Sede: Ana Cristina Borges dos Santos Gonçalves; Ana Luísa Vaz Cardoso Nunes; Ana Teresa
Oliveira dos Santos; António José Botelho de Sousa; Helena Cristina Silveira dos Santos; Helena
Teresa Ferreira da Cruz Fernandes; José António Palma e Santos Alves Carpinteiro; Luís Filipe
Vieira Simões; Maria da Conceição Dias de Carvalho Poiares Oliveira; Maria Fernanda Rodrigues
Alves Ribeiro Beites Martins; Maria João Guedes Caldas; Pedro Miguel Ferreira da Fonseca; Telmo
Pedro Marques Mendes.
Serviço de Apoio da Secção Regional dos Açores: Ana Cristina Bettencourt Medeiros.
Serviço de Apoio da Secção Regional da Madeira: Alberto Miguel Faria de Pestana
2) Auditores -Chefes:
Sede: Andra Gaspar Nikolic; António Manuel Marques do Rosário; Cristina de Jesus Vilhena
Francisco Costa; Filomena Maria de Oliveira Rolo; Francisco Manuel Pina de Bianchi Moledo;
Helder José Navalhinhas Varanda; Helena Marília Santos Paulos Leitão; Isabel Maria de Fátima
Relvas Cacheira; Iva Carla Sousa Maia; Jorge Filipe dos Santos e Silva; Lisdália Maria Bairras
Amaral Portas; Luis Carlos Lourenço Redondo Martins; Mafalda Sofia Nunes Lopes dos Santos;
Magda Raquel Pombo Aguilar Peixoto; Manuel José Ferreira Duarte; Maria Clara Lopes Albino;
Maria Cristina Dias Mendes; Maria da Luz da Costa Fernandes Dias Barreira; Maria Helena Fer-
reira de Abranches Martins Vilhena Fragoso; Maria Teresa Carvalho Ferreira; Maria Regina Xavier
d’Oliveira Nunes; Nuno Miguel Fernandes Martins Lopes; Selma Isabel Castro da Rocha Vaz Rebelo;
Teresa Margarida Nunes Maduro; Teresa Maria Vaz Palos; Vera Lúcia Ferreira Figueiredo de Sá.
Serviço de Apoio da Secção Regional dos Açores: António Afonso Pereira de Sousa Arruda;
João Paulo Carvalho de Oliveira Camilo; Lígia Maria Francisco de Jesus Neves.
Serviço de Apoio da Secção Regional da Madeira: Andreia Sofia Lomelino Bernardo; Gilberto
Santos de Abreu Tomás; Maria Merícia Correia Fernandes Dias.
Junta -se Nota Curricular dos nomeados
22 -12 -2022. — O Diretor -Geral, Fernando Oliveira Silva.
Nota curricular de Alberto Miguel Faria Pestana
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade
Técnica de Lisboa.
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Diário da República, 2.ª série
PARTE D
Ingressou na Secção Regional da Madeira do Tribunal de Contas, em fevereiro de 1992, como
Técnico Superior.
Entre dezembro de 1995 e novembro de 1997, integrou a assessoria do Gabinete do Secretário
de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna e, a partir de então e até maio de 2000,
exerceu as funções de adjunto do Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros
e da Cooperação.
Exerceu, em comissão de serviço, entre julho de 2000 e dezembro de 2001, as funções de
Auditor -Chefe da Unidade de Apoio Técnico (UAT) III do Serviço de Apoio da Secção Regional da
Madeira. Seguidamente, e até novembro de 2003, exerceu funções, em regime de requisição, no
Departamento de Auditoria IV.1 da Direção -Geral do Tribunal de Contas.
Entre janeiro de 2004 e janeiro de 2009, desempenhou, em comissão de serviço, as funções
de Auditor -Chefe da UAT III do Serviço de Apoio da Secção Regional da Madeira.
Detém a categoria de Auditor e exerce, em comissão de serviço, desde janeiro de 2009, as
funções de Auditor -Coordenador.
Nota curricular de Ana Cristina Bettencourt Medeiros
Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade dos Açores, em 1998.
Mestre em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade dos Açores, em 2011.
Desempenho de funções na área da gestão de produção, de sinistros e de caixa na Lusitânia
Companhia de Seguros, S. A., de 15 de março de 1999 a 30 de outubro de 1999.
Técnica Superior do Serviço de Apoio da Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas,
desde 2 de novembro de 1999 a 30 de setembro de 2001.
Técnica Superior do Gabinete de Planeamento e Gestão de Incentivos da Secretaria Regional
da Economia, de 1 de outubro de 2001 a 30 de novembro de 2002.
Técnica Verificadora Superior do corpo especial de fiscalização e controlo do mapa de pessoal
do Serviço de Apoio da Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas, desde 2 de dezembro
de 2002.
Coordenadora da Equipa de Projeto e de Auditoria da Secção Regional dos Açores do Tribu-
nal de Contas, equiparada a Auditora -Chefe, de 1 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2022.
Nota curricular de Ana Cristina Borges dos Santos Gonçalves
Ana Gonçalves é natural de Lisboa.
Licenciou -se em Gestão e obteve o grau de mestre também em Gestão em 2004 (especiali-
zação em auditoria e contabilidade) com a média final de 19 valores.
Iniciou a atividade profissional na área da auditoria e da consultoria fiscal numa empresa mul-
tinacional de auditoria (1997 -2002) onde assumiu a liderança de várias equipas.
É inspetora, após admissão no Concurso Externo de Ingresso na Carreira de Inspeção da
IGF — Autoridade de Auditoria, tendo exercido funções no Centro de Competências do Controlo
da Administração Tributária.
Entre novembro de 2013 e fevereiro de 2016, foi economista no Conselho das Finanças Públicas.
Exerceu as funções de adjunta do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
entre fevereiro de 2016 e maio de 2018.
Entre maio de 2018 e novembro de 2021, exerceu o cargo de Coordenadora do Gabinete de
Auditoria Interna da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. Assumiu, neste
âmbito, responsabilidades na qualidade de co -owner de projetos de transformação digital.
Desde dezembro de 2021, é auditora -coordenadora do Centro de Inovação, Tecnologia e
Metodologias do Tribunal de Contas.
É docente na área das finanças públicas no Instituto de Ciências Sociais e Políticas e no
ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa.
Exerce o cargo de Auditoria -Coordenadora do CITM da Direção -Geral do Tribunal de Contas
desde 1 de dezembro de 2021.

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