Anúncio n.º 199/2007, de 17 de Janeiro de 2007

Anúncio n.o 199/2007

Estatutos

CAPÍTULO I Constituiçáo, designaçáo e objectivos Artigo 1.o

A associaçáo adopta a denominaçáo de Associaçáo de Pais e Encarregados de Educaçáo dos Alunos da Escola do Primeiro Ciclo do Ensino

1430 Básico n.o 3 de Alverca, constitui uma Associaçáo sem fins lucrativos, tem a sua sede nas instalaçóes da Escola n.o 3 do Ensino Básico, na freguesia de Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, e durará por tempo indeterminado, com início na data de aprovaçáo destes estatutos, podendo mudar de local por decisáo da assembleia geral.

Artigo 2.o

A Associaçáo tem como objectivo representar o interesse e direitos dos pais e encarregados de educaçáo no que respeita à vida escolar, contribuindo para a identificaçáo, análise e resoluçáo dos respectivos problemas no que concerne aos modelos de organizaçáo, funcionamento e desenvolvimento da mesma, bem como a participaçáo nos órgáos da Escola tal como está definido na lei.

Artigo 3.o

  1. A Associaçáo exercerá as suas actividades sem subordinaçáo a qualquer ideologia política ou partidária, credos ou etnias, procurando assegurar que a educaçáo dos filhos e educandos dos associados se processe segundo as normas de direito universalmente aceites. b) A Associaçáo procurará cumprir os seus fins salvaguardando sempre a sua independência de quaisquer organizaçóes oficiais ou privadas.

    Artigo 4.o

  2. Compete, designadamente, à Associaçáo:

    1) Contribuir para a resoluçáo de situaçóes que contendam com os interesses previstos na alínea a) do artigo 3.o;

    2) Colaborar com a Escola em actividades circum-escolares ou de natureza social;

    3) Prestar toda a colaboraçáo necessária no âmbito do seu objectivo, e sempre que para tal seja solicitada ou julgue necessário na procura de soluçóes para problemas existentes e no fomento de acçóes preventivas;

    4) Colaborar com outras associaçóes e instituiçóes em ordem à consecuçáo dos fins comuns.

  3. Para a efectivaçáo dos fins previstos, sáo atribuiçóes da Associaçáo nomeadamente:

    5) Avaliar as situaçóes lesivas dos interesses dos filhos ou educandos dos associados, denunciando-as e dando colaboraçáo para a respectiva soluçáo, devendo tomar as iniciativas adequadas;

    6) Colaborar nas iniciativas e, bem assim, dar sugestóes para as mesmas, designadamente em matéria de utilizaçáo de tempos livres, relativamente a actividades circum-escolares de carácter cultural, desportivo e educativo.

    CAPÍTULO II

    Dos membros, seus deveres e direitos

    Artigo 5.o

    Sáo associados da Associaçáo de Pais e Encarregados de Educaçáo dos Alunos da Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico n.o 3 de Alverca desde que solicitem a sua admissáo à direcçáo e sejam admitidos como tal, sendo as inscriçóes renováveis anualmente.

    Artigo 6.o

    O valor das quotas é determinado em assembleia geral, havendo lugar ao pagamento de uma só quota mínima anual por cada associado.

    Artigo 7.o

    Sáo deveres dos associados:

    1) Pagar regularmente as quotas;

    2) Exercer gratuitamente os cargos para que forem eleitos:

    3) Respeitar todos os membros e em especial os órgáos da Escola e os legalmente constituídos dentro da Associaçáo;

    4) Assistir às reunióes da assembleia geral;

    5) Incorporar-se em comissóes ou grupos de trabalho no âmbito das actividades da Associaçáo;

    6) Acatar as decisóes da assembleia geral;

    ...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT