Acordo n.º 6/2008, de 17 de Janeiro de 2008

Acordo n. 6/2008

Programa de desenvolvimento de uma rede de bibliotecas escolares

O Ministério da Educaçáo, através do Agrupamento Vertical de Escolas Eng Duarte Pacheco, da Escola EB1/JI Hortas de St António e da Direcçáo Regional de Educaçáo do Algarve representados, respectivamente, pelos Presidentes dos Conselhos Executivos e pelo Director Regional de Educaçáo do Algarve e a Câmara Municipal de Loulé, representada pelo seu Presidente, pretendendo constituir uma rede de bibliotecas escolares de incidência concelhia, reconhecem que:

  1. A criaçáo de uma rede de bibliotecas escolares, entendidas como núcleos da vida da escola constitui uma medida essencial da política educativa, podendo desempenhar um papel fundamental nos domínios da

    2334 a realizar relativas à construçáo ou adaptaçáo do espaço ficam a cargo das Câmaras Municipais.

    1. Adoptar as providências administrativas e outras, necessárias à existência de recursos humanos nas bibliotecas, no quadro da política de atribuiçáo de recursos humanos em vigor.

    2. Definir estratégias que melhorem a forma de afectaçáo desses recursos e a qualidade do seu desempenho nas bibliotecas escolares.

    3. Estabelecer contactos com diferentes entidades com competências na área da formaçáo em bibliotecas escolares, promovendo a oferta de formaçáo. Divulgar as acçóes em curso e incentivar as escolas ao acesso a diferentes níveis de formaçáo/especializaçáo nesta área.

    4. Definir os perfis de competência adequados às funçóes do coordenador da equipa e dos auxiliares de acçáo educativa em funçóes na BE.

      Avaliar a qualidade da formaçáo existente. Procurar meios alternativos que reforcem a oferta e respondam a novas necessidades e possibilidades, decorrentes da evoluçáo técnica, das novas competências exigidas pela mudança e do progresso das bibliotecas escolares.

    5. Assegurar orientaçóes técnicas e de coordenaçáo e produzir/disponibilizar instrumentos de apoio, no quadro de referência do Relatório "Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares". Acompanhar o desenvolvimento dos projectos, contribuindo para a melhoria das condiçóes de funcionamento das bibliotecas escolares.

    6. Incentivar o trabalho colaborativo e em rede (redes de trabalho e redes de comunicaçáo/partilha de informaçáo com recurso às tecnologias de informaçáo e comunicaçáo) entre as diferentes escolas e ou bibliotecas escolares, no quadro de cada Agrupamento, a nível local e com a Biblioteca Municipal.

    7. Desenvolver a rede de bibliotecas escolares num quadro...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT