Acordão n.º 1/2022 de 25 de janeiro de 2022

Data de publicação25 Janeiro 2022
Gazette Issue17
ÓrgãoConselho Económico e Social dos Açores
SeçãoSérie 2

Arbitragem Obrigatória


N.º Processo: 3/2021

Conflito: Artigo 538.º CT - Serviços Mínimos e meios necessários para os assegurar.

Assunto: Aviso Prévio de Greve apresentado pelo SIMAMEVIP - Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pesca, à Empresa ATLÂNTICOLINE, S.A., com início às 00H00 do dia 1 de janeiro de 2022 e término às 24H00 do dia 31 de janeiro de 2022.


I - PROCESSO

1 - Por comunicação recebida a 20 de dezembro de 2021, a Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego (DRQPE) remeteu ao Secretário-Geral do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA):

a) Aviso prévio de greve apresentado pelo SIMAMEVIP - Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pesca à prestação de trabalho na ATLÂNTICOLINE, S.A., de 1 a 31 de janeiro de 2022;

b) Ata da reunião de 20 de dezembro de 2021, realizada em Ponta Delgada, para negociação de um acordo sobre os serviços mínimos e os meios necessários para os assegurar, na qual não foi possível obter o acordo total entre os representantes das partes envolvidas.

2 - Atendendo à divergência quanto aos serviços mínimos, promoveu-se a formação deste Tribunal, que ficou assim constituído:

- Árbitro Presidente: José Carlos Faria da Câmara;

- Árbitro da Parte dos Trabalhadores: Artur José Araújo de Arruda Ponte;

- Árbitro da Parte dos Empregadores: Paulo Jorge Moniz Pereira de Almeida Páscoa.

3 - O Tribunal constatou que os serviços mínimos em situações de greve não estão regulados no instrumento de regulamentação coletiva aplicável.

4 - A ATLÂNTICOLINE, S.A., integra o sector púbico empresarial da Região Autónoma dos Açores, em conformidade com o disposto no Decreto Legislativo Regional n.º 7/2008/A, de 24 de março (Regime do sector público empresarial da Região Autónoma dos Açores). Dedicando-se a empresa à atividade de transporte marítimo de passageiros, de veículos e de mercadorias, deve ser qualificada como empresa que se destina à satisfação de necessidades sociais impreteríveis (cfr. alínea h) do n.º 2 do artigo 537.º do Código do Trabalho).



II - AUDIÊNCIA DAS PARTES

1 - O Tribunal reuniu no dia 29 de dezembro de 2021, às 14H30, nas instalações do CESA em Ponta Delgada, procedendo-se à audição dos representantes da entidade empregadora, que, devidamente credenciados, se fez representar por:

- Carlos Faias;

- Luís Morais;

- Pedro Carvalho;

- Leonardo Ponte.

O SIMAMEVIP não compareceu à audição de parte.

3 - A Empresa reiterou a sua proposta para fixação dos serviços mínimos, que se tem aqui por reproduzida.

4 - A instância dos senhores árbitros, os representantes da ATLÂNTICOLINE, S.A. prestaram os esclarecimentos pontualmente solicitados, juntando Certificados de Lotação de Segurança relativos às embarcações de serviço local utilizadas.


III - FUNDAMENTAÇÃO DE FACTO

1 - Após audição e análise da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT