Acórdão nº 08594/15 de Tribunal Central Administrativo Sul, 22 de Outubro de 2015

Magistrado ResponsávelJORGE CORTÊS
Data da Resolução22 de Outubro de 2015
EmissorTribunal Central Administrativo Sul

ACÓRDÃOI- Relatório As sociedades “F……….. - Sociedade …………………, Lda.” e “T……….. – …………….., Lda” interpõem recurso jurisdicional contra o despacho proferido a fls. 112/119, que indeferiu liminarmente os embargos de terceiro, deduzidos por apenso ao procedimento cautelar de arresto nº 913/12.7 BELRS, instaurado contra “ C….., …………………, SA.”, “Carlos ……………..” e “Francisco ……………………” e recurso jurisdicional contra o despacho de fls. 165/167 que condenou as embargantes em multa por litigância de má-fé.

I- Do recurso jurisdicional interposto contra o despacho que indeferiu liminarmente os embargos de terceiro.

Nas alegações de recurso de fls. 125/147, as recorrentes formulam as conclusões seguintes: "1

  1. A CRP a art°. 12°, n° 2, o Cód. Civil a art°s. 157° e ss., e o Código das Sociedades Comerciais, consagram a existência de pessoas colectivas de direito privado, como o são as 1ª) e 2ª) Embargantes/Recorrentes.

    2

  2. Estas, portanto, estão dotadas de autonomia funcional (no mais rigoroso sentido técnico-jurídico), exercida de modo colectivo (que não de modo singular, dado que, este, está exclusivamente reservado para as pessoas humanas).

    3

  3. As suas personalidades jurídicas são completa e totalmente distintas das dos representantes dos seus órgãos, representantes, cuja personalidade jurídica é singular, porque seres humanos são.

    4

  4. E o conhecimento de factos e a vontade de umas e de outras, são igualmente distintas: o conhecimento daquelas provém de informação de sócio vulgarmente prestada em assembleia geral, da qual pode resultar deliberação em consequência de tal informação, sendo a vontade das mesmas (plasmada em acta) colectiva; a vontade dos últimos é singular.

    5

  5. Tais personalidades jurídicas - a colectiva da sociedade e a singular da pessoa humana (sócio), mesmo que a(o) última(o) seja representante daquela - são completamente distintas e diferenciadas, sob pena de, se assim não fosse, não existir a autonomia funcional em modo colectivo das pessoas colectivas e como tal das sociedades comerciais, como são as 1ª e 2ª Embargantes/Recorrentes.

    6

  6. Estas são assim titulares de direitos subjectivos próprios (que não se confundem com os dos seus sócios ou representantes), direitos no quadro dos quais releva o de serem informadas sobre a respectiva vida comercial pelos sócios, estando, por outro lado, adstritas a obrigações que também se não confundem com as dos sócios.

    7

  7. O CSC estatui um regime das relações entre os sócios das sociedades comerciais, um regime sobre a situação jurídica destes face às últimas, e uma enumeração legal de direitos e deveres também dos sócios.

    8

  8. No quadro de tais direitos e deveres relevam os de informarem os outros sócios e sobretudo a própria sociedade comercial sobre a vida desta, maxime quanto àquilo que for importante para o devir societário, e de serem correspectivamente informados do mesmo pelos outros sócios, informação toda vertida em acta que só assim chega ao conhecimento da sociedade, informação ainda tendente à tomada de deliberações sociais expressas na mesma acta, que para o efeito exterioriza para terceiros (como os Tribunais) a vontade colectiva da sociedade, acta que pode revestir diversas modalidades, como a que decorre de assembleia universal, sem observância de formalidades prévias.

    9

  9. Quanto mais precisa for a informação/comunicação do sócio à sociedade, mais formal é o seu cumprimento, o que postula a acta.

    10

  10. O Código Veiga Beirão obrigava a que fossem lançadas em acta todas as deliberações sociais, e a Jurisprudência nacional começou por tomar esta exigência como um requisito formal, o que ainda hoje está internalizado na corporação dos comerciantes.

    11

  11. Para António Menezes Cordeiro, ainda hoje, escolhas mais soltas, segundo as quais, a acta seria um mero documento particular, a apreciar livremente pelo Juiz, não devem de colher, não devendo assim ser, tanto mais, que, se não houver acta ou de todo ela não for exibida, o Juiz deverá concluir que não houve deliberação.

    12

  12. Por inferência, se não houve deliberação, óbvio que não houve informação prévia à sociedade, que fosse tendente àquela deliberação, o mesmo é dizer que o que está expresso em acta é um binómio informação dos sócios à sociedade/deliberação desta.

    13

  13. A vontade social, decorrente da informação prestada por qualquer sócio, tem de ser formalizada e exteriorizada em acta, sob pena de incompletude da deliberação.

    14

  14. A Sentença sob recurso fixou erradamente a data - maio de 2012 - em que um dos sócios das Embargantes/Recorrentes, ainda conforme a mesma Sentença (mas que aquelas não concedem, nem admitem fundadamente), teve conhecimento do arresto dos autos principais.

    15

  15. Sentença que pretende estribar ainda tal data, no simples facto de uma sócia das Embargantes /Recorrentes, ter apenas pago uma taxa de justiça da oposição ao arresto, efectuada, aliás, por outrém, e ainda no facto de as procurações dos embargos estarem assinadas pela mesma pessoa, o que até não resulta do conteúdo de tais procurações.

    16

  16. Razões desde logo para que em tal parte, a Sentença padeça de nulidade, nos termos e para os efeitos do art°. 615°, n° l, b), maxime, alínea c), primeiro trecho, do CPC (Lei n° 41/2013. de 26/06), ex vi, art°. 2°, e), do CPPT, dado que, não especifica devidamente os fundamentos de facto e sobretudo não especifica os fundamentos de direito que justificam a decisão da data do conhecimento do arresto, conhecimento que aliás admite tão-só por pessoa singular distinta e que não é qualquer das pessoas colectivas embargantes, e os fundamentos de que partiu para a fixação da referida data estão em manifesta oposição com a decisão que proferiu.

    17

  17. Pelo que, neste passo, se requer prolacção de Acórdão que, nos termos do art°. 639°, n° l, do CPC, ex vi, art. 2°, e), do CPPT, anule a Sentença recorrida, alterando-a no sentido da admissão dos embargos de terceiro das 1a) e 2a) Embargantes/Recorrentes.

    18

  18. Sentença ainda, que irrelevou o facto/situação/posição jurídica de as 1a) e 2a) Embargantes/Recorrentes serem dotadas de personalidade jurídica colectiva, completamente distinta das personalidades jurídicas singulares dos seus sócios.

    19

  19. Ao tê-lo feito, postergou todo um regime aplicável a tais pessoas colectivas, especialmente previsto no CSC.

    20

  20. Teve como personalidade singular e data do conhecimento por esta do arresto, tout court, um dos sócios de ambas as Embargantes/Recorrentes, irrelevando a forma, motivos e data efectiva, pelas quais, nos termos do CSC, e efectivamente, tal sócio transmitiu àquelas o arresto, o que o mesmo sócio só fez através do doc. 3 junto aos embargos.

    21

  21. E contra tudo o que está na lei, desde a CRP, passando pelo C.C. e terminando no CSC, não só irrelevou a personalidade colectiva das Embargantes, mas ainda todo um regime de relações entre sócios das sociedades comerciais, a situação jurídica deles no quadro das últimas, os direitos e sobretudo os deveres daqueles para com estas, maxime o dever de informar e a forma de o fazer (acta) perante as sociedades relativamente à vida destas – dever para o qual in casu (comunicação do arresto) a lei não determina prazo - e ainda, o regime das deliberações sociais decorrentes daquele dever de informação do sócio, tal como, a função e natureza jurídica da acta de assembleia geral, documento através do qual fica fixada a data em que a comunicação/informação do sócio foi prestada à sociedade, por forma a que esta delibere em consequência o que entender, através da vontade colectiva expressa de modo colectivo, o que nada tem a ver com o conhecimento e a vontade da pessoa singular (sócio), que aliás só se exterioriza com a comunicação/informação em assembleia geral.

    22

  22. Só através da acta que perfaz doc. 3 junto à petição dos embargos, e na data que consta da mesma, é que as Embargantes tomaram conhecimento da existência do arresto objecto daqueles embargos, e pelos motivos devidamente dilucidados e demonstrados que constam da mesma acta.

    23

  23. A Sentença aqui sob recurso inaplicou e não teve em consideração como devia, o art°. 12°, n° 2, da CRP, os art°s. 157° e ss., do Cód. Civil, e o art°. 5°, do Cód. das Sociedades Comerciais, pelo que olvidou que as Embargantes são pessoas colectivas de direito privado, titulares de direitos subjectivos, nomeadamente, com direito a serem informadas pelo(s) sócio(s) sobre a vida comercial, tendentemente à tomada de deliberações sociais, portanto, entes cuja personalidade jurídica colectiva se não confunde com e é distinta da personalidade singular dos sócios.

    24

  24. E inaplicou e não teve em consideração, relativamente à acta que faz doc. 3 junto à petição dos embargos, os art°s. 21º/1, c), e 214°, ambos do CSC, segundo os quais os sócios têm o direito de obter informações sobre a vida da sociedade, o que por tal documento, como única forma, foi feito pelo Sócio Francisco Pita à sócia Maria João, e, concomitantemente, a ambas as Embargantes/Recorrentes, que depois deliberaram intentatar atempadamente os embargos de terceiro, indeferidos liminarmente e incorrectamente pela Sentença.

    25

  25. Que inaplicou e irrelevou também e in casu os art°s. 53° e 54°, do CSC, relativamente ao mesmo doc. 3 junto aos embargos de terceiro.

    26

  26. Tal como desconsiderou, não o tendo aplicado, o art°. 63°, n° l, maxime, n° 9, do CSC, pois, as deliberações dos sócios, após informação para o efeito em sede de assembleia geral universal, como sucedeu nos termos do doc. 3 junto aos embargos, só podem ser provadas por actas, constituindo estas - como in casu - princípio de prova que o Tribunal a quo não considerou, nem valorou (ainda que fosse negativamente), donde, não se ter sequer pronunciado sobre a mesma.

    27

  27. António Menezes Cordeiro doutrina que "não deve de ser assim ".

    28

  28. Por tudo na parte em apreço da Sentença, esta padece de nulidade, nos termos e para os efeitos do art°. 615°, n° l, alínea d), do CPC, ex vi, art°. 2°, e), do CPPT, dado que, não se pronunciou sobre as questões vindas de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT