Acórdão nº 3914/2007-8 de Court of Appeal of Lisbon (Portugal), 05 de Julho de 2007

Magistrado ResponsávelFERREIRA DE ALMEIDA
Data da Resolução05 de Julho de 2007
EmissorCourt of Appeal of Lisbon (Portugal)

Acordam no Tribunal da Relação de Lisboa : 1. Na 4ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa, foi instaurado processo de justificação judicial, com vista à declaração de nulidade e consequente cancelamento de assento de perfilhação, referente a M.[…] Citada, deduziu a requerida oposição, concluindo pela improcedência da acção.

Remetido o processo a julgamento, e distribuído ao 2º Juízo Cível de Lisboa, foi proferida sentença, na qual se considerou a acção improcedente, determinando-se a subsistência do assento impugnado.

Interposto recurso, pelo MºPº e pela Srª Conservadora, veio o agravo a ser reparado, declarando-se a nulidade e ordenando-se o cancelamento do assento de perfilhação em causa, bem como do averbamento respectivo.

Ao abrigo do disposto no art. 744º, nº3, do C.P.Civil, requereu a oponente a subida dos autos, para apreciação da questão sobre a qual recairam as decisões opostas.

Colhidos os vistos legais, cumpre, pois, decidir.

  1. Em 1ª instância, foi dada como provada a seguinte matéria factual : a) Na 8ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa encontra-se registado, sob o nº […], o assento de nascimento de M.[…] b) Nesse assento consta que M.[…] nasceu no dia 29/9/37 e é filha ilegítima de Maria […], de vinte e três anos de idade, solteira.

    1. À margem do registo de nascimento, encontram-se lavrados, para além de um terceiro, os seguintes averbamentos: - "No dia vinte e seis do mês de Outubro, no Tribunal de Infância, nesta cidade, o indivíduo a que se refere este registo foi perfilhado por Manuel […], de vinte e sete anos de idade, casado, barbeiro, natural da freguesia de […], concelho de […], domiciliado na Rua […], filho de R.[…] e de M.[…] Mais declarou o perfilhante que era casado à data do nascimento, devendo este auto conservar-se secreto. Lisboa, catorze de Fevereiro de 1938".

      - "Segundo averbamento: Por instrumento lavrado ontem, na quarta Conservatória de Lisboa, foi este indivíduo reconhecido e legitimado pelos pais Maria […] e Miguel […], de 35 anos de idade, jardineiro, natural de […], filho de J.[…] e de V.[…], residentes na Rua […], passando nos termos da lei a usar o nome completo de M. […] (...) catorze de Julho de 1944".

    2. No dia 3/11/40, Miguel […] e Maria […] celebraram o seu casamento segundo as leis da Santa Igreja Católica.

  2. A questão a decidir centra-se, assim, na apreciação da declarada nulidade e consequente cancelamento de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT