Acórdão nº 9420-06.6TBCSC.L1.S1 de Supremo Tribunal de Justiça (Portugal), 07 de Abril de 2011

Magistrado ResponsávelLOPES DO REGO
Data da Resolução07 de Abril de 2011
EmissorSupremo Tribunal de Justiça (Portugal)

Acordam no Supremo Tribunal de Justiça: 1. AA deduziu incidente de incumprimento da regulação do poder paternal contra BB, alegando que este não pagou, desde Fevereiro de 2006, a pensão de alimentos no montante mensal de 50€ para cada um dos filhos menores, BB e CC.

Depois de ter considerado verificado o incumprimento e a impossibilidade de recurso ao regime consagrado no art. 189º da OTM, foi proferida sentença em que se decretou a obrigação de que o Estado, através do Fundo de Garantia de Alimentos Devidos a Menores – e ao abrigo do estipulado na Lei 75/98 e no DL 164/99 – assegurasse à requerente a prestação mensal de 3UC e de 4UC para cada um dos menores, a vigorar enquanto a requerente demonstrasse prova da necessidade de intervenção do Fundo.

Inconformados com tal sentido decisório, agravaram, quer a requerente, quer o Instituto de Gestão financeira da Segurança Social, sustentando aquela que a obrigação imposta a tal entidade deveria abranger todas as prestações devidas e não pagas pelo progenitor, desde o mês de Junho de 2005; e sustentando o referido instituto público que o valor da prestação a cargo do FGADM não poderia ultrapassar o limite máximo mensal de 4UC por devedor, independentemente do número de menores a que a prestação se destinasse, por força de disposição expressa da lei.

A Relação, no acórdão ora recorrido, negou provimento ao agravo da requerente, fundando-se, para tal, no entendimento que fez vencimento na Acórdão uniformizador nº 12/09, proferido pelo STJ em 7/7/09; e concedeu provimento ao agravo interposto pelo instituto público recorrente, considerando, face aos critérios normativos de interpretação da lei, que o limite de 4UC, imposto pelo nº1 do art. 2º da Lei 75/98, vigora independentemente do número de menores, credores do direito a alimentos no confronto do progenitor /devedor – graduando, em conformidade, os alimentos devidos em 1UC para o menor e 3UC para a menor.

  1. Novamente inconformada com tal decisão, interpôs a requerente o presente recurso de revista, que encerra com as seguintes conclusões que, como é sabido, lhe delimitam o objecto: I.) O FGADM INTERVÉM COM CARÁCTER SUBSIDIÁRIO E SURGE COMO GARANTE LEGAL DO DEVEDOR PRINCIPAL - O PROGENITOR RELAPSO -, EFECTUANDO O PAGAMENTO DAS PRESTAÇÕES ALIMENTARES, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE ESTE ENTRA EM SITUAÇÃO DE INCUMPRIMENTO, FICANDO SUB-ROGADO EM TODOS OS DIREITOS DOS MENORES PERANTE O DEVEDOR ORIGINÁRIO.

    II.) A SUB-ROGAÇÃO DO FUNDO ABRANGE TODAS AS PRESTAÇÕES DEVIDAS AOS MENORES, OU SEJA, AS PRESTAÇÕES VENCIDAS E VINCENDAS. ISTO PORQUE, III.) A INTERVENÇÃO DO FGADM TEM POR BASE O INCUMPRIMENTO DO PROGENITOR OBRIGADO A PRESTAR ALIMENTOS, INCUMPRIMENTO ESSE QUE SÓ SE PODE AFERIR EM RELAÇÃO ÀS PRESTAÇÕES VENCIDAS.

    IV.) O N.° 5, DO ART.° 4.° DO DL N.° 164/99, DE 13 DE MAIO NÃO INDICA O MOMENTO EM QUE NASCE A OBRIGAÇÃO DE PAGAMENTO DAS PRESTAÇÕES PELO FUNDO, MAS APENAS ESTABELECE O MOMENTO A PARTIR DO QUAL O INSTITUTO DE SEGURANÇA SOCIAL DEVE COMEÇAR A PAGAR AS PRESTAÇÕES ATRAVÉS DO FUNDO.

    V.) O MOMENTO EM QUE NASCE A OBRIGAÇÃO A SATISFAZER PELO FUNDO, COINCIDE COM O MOMENTO EM QUE O DEVEDOR DEIXOU DE PAGAR AS PRESTAÇÕES A QUE ESTAVA ADSTRITO.

    VI.) NÃO É POSSÍVEL AFIRMAR-SE QUE DEVE CABER NO ESPÍRITO DA LEI, A INTERPRETAÇÃO SEGUNDO A QUAL O FUNDO NÃO É RESPONSÁVEL PELO DÉBITO ACUMULADO, POIS O ESPÍRITO DA LEI FOI CLARAMENTE O DE GARANTIR AO MENOR ESSES MESMOS ALIMENTOS, A QUE O PROGENITOR RELAPSO ESTAVA OBRIGADO E NÃO SATISFEZ, NÃO TENDO SIDO POSSÍVEL TAMBÉM COBRÁ-LO COERCIVAMENTE.

    VII.)PELO EXPOSTO, E SALVO MELHOR ENTENDIMENTO, O DOUTO ACÓRDÃO RECORRIDO VIOLA OS ARTS. 1.°, 2.°, 3.° N.° 1 E 6.° N.° 3 DA L.EI 75/98 DE 19 DE FEVEREIRO, BEM COMO OS ARTS. 3.° E 4.° DO DECRETO- LEI N.° 164/99, DE13 DE MAIO.

    VIII.) A FIXAÇÃO DA PRESTAÇÃO A SER PAGA PELO FGADM, DEVE SER FEITA RELATIVAMENTE A AMBOS OS FILHOS MENORES, DESDE JUNHO/2005. IX.) ACRESCE QUE, AS PRESTAÇÕES, CUJO PAGAMENTO É ASSEGURADO PELO ESTADO NAS CONDIÇÕES LEGALMENTE FIXADAS, SÃO FIXADAS PELO TRIBUNAL E NÃO PODEM EXCEDER 4 UC'S, DEVENDO O TRIBUNAL ATENDER, NA FIXAÇÃO DESTE MONTANTE, À CAPACIDADE ECONÓMICA DO AGREGADO FAMILIAR, AO MONTANTE DA PRESTAÇÃO DE ALIMENTOS FIXADA E ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DO MENOR. X.) O ART.° 2.°, N.°S 1 E 2 DA L.EI N.° 75/98, DE 19 DE NOVEMBRO E DO ART.° 3.°, N.° 3 DO DECRETO - LEI N.° 164/99, DE 13 DE MAIO, TÊM DE SER INTERPRETADOS COMO REFERINDO-SE A UM ÚNICO MENOR, JÁ QUE OS MESMOS SE REPORTAM A "MENOR" E NÃO A "MENORES", SENDO QUE DA MESMA FORMA QUE A PENSÃO DE ALIMENTOS É FIXADA E DEVIDA INDIVIDUALMENTE RELATIVAMENTE A CADA MENOR, TAMBÉM A PRESTAÇÃO SUBSTITUTIVA TERÁ QUE REPORTAR-SE A CADA MENOR.

    XI.) A ENTENDER-SE QUE A PRESTAÇÃO MENSAL A PAGAR PELO FGADM NÃO PODE EXCEDER, EM QUALQUER CASO E INDEPENDENTEMENTE DO NÚMERO DE MENORES ABRANGIDOS PELA MESMA PRESTAÇÃO, O MONTANTE DE 4 UC'S POR DEVEDOR, VIOLAR-SE-IA o PRINCÍPIO DA IGUALDADE, QUE IMPÕE TRATAMENTO IGUAL PARA SITUAÇÕES IGUAIS, DEVENDO, ASSIM, CADA UM DOS MENORES, SE FOREM MAIS DO QUE UM, TER O MESMO TRATAMENTO QUE O MENOR QUE SEJA ÚNICO.

    XII.) O PRINCÍPIO DA IGUALDADE É UM PRINCÍPIO ESTRUTURANTE DO ESTADO DE DIREITO E DO ESTADO SOCIAL, NAS SUAS VERTENTES FORMAL E MATERIAL, IMPÕE QUE NÃO SE DISCRIMINEM SITUAÇÕES IGUAIS, POR NÃO PODEREM NEM DEVEREM SER OBJECTO DE DIFERENTE TRATAMENTO JURÍDICO.

    XIII.) A OBRIGAÇÃO DE ALIMENTOS RESULTA DA CONSAGRAÇÃO DO DIREITO À VIDA, DO DIREITO À INTEGRIDADE PESSOAL, DO DIREITO A ALIMENTOS E DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, COMO RESULTA DOS ARTS. 24.°, N.° 1 E 25.°, N.° 1 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA.

    XIV.) NESTE ÂMBITO DE REFERIR A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS, A QUAL VIRIA A SER RATIFICADA POR PORTUGAL E PUBLICADA EM DIÁRIO DA REPÚBLICA DE 12 DE SETEMBRO DE 1990, E QUE NO SEU ART.° 6.°, N.°S 1 E 2, IMPÕE AOS ESTADOS PARTES QUE RECONHEÇAM O DIREITO À VIDA E ASSEGUREM, NA MEDIDA MÁXIMA POSSÍVEL, A SOBREVIVÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, ASSIM OBRIGANDO OS ESTADOS PARTES A PRESTAREM, EM CASO DE NECESSIDADE, AUXÍLIO MATERIAL PARA A CONCRETIZAÇÃO DESTE DIREITO (ART.° 27.°, N°S 1 A 3).

    XV.) DESTE MODO, SOB PENA DE INCONGRUÊNCIA COM O OBJECTIVO DO REGIME LEGAL, O LIMITE MÁXIMO DE 4 UCs POR DEVEDOR, QUE O N.° 1 DO ART.° 2.° DA LEI N.° 75/98, DE 19 DE NOVEMBRO PREVÊ, TEM DE SER ENTENDIDO EM RELAÇÃO A CADA MENOR BENEFICIÁRIO.

    XVI.) A APLICAÇÃO DESSE LIMITE EM QUALQUER CASO, INDEPENDENTEMENTE DO NÚMERO DE MENORES BENEFICIÁRIOS E DAS NECESSIDADES CONCRETAS DE CADA UM DELES, NÃO É CONFORME COM A MENS LEGIS, OU SEJA, NÃO É CONFORME COM O OBJECTIVO QUE PRESIDIU À CRIAÇÃO DO FUNDO DE GARANTIA DE ALIMENTOS DEVIDOS A MENORES.

    XVII.) ACRESCE QUE AS LEIS ORDINÁRIAS DEVEM RESPEITAR, NA SUA ESSÊNCIA, OS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOB PENA DE INCONSTITUCIONALIDADE.

    XVIII.) NESTE SENTIDO, DETERMINA O DR. ÁLVARO LABORINHO LÚCIO, IN "DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA" QUE: "OS APUCADORES DEVEM TÊ-LOS EM CONSIDERAÇÃO NA APLICAÇÃO DAS LEIS, OPTANDO PELO SENTIDO MAIS CONFORME COM A ESSÊNCIA DESSES DIREITOS, QUANDO O RECURSO ÀS REGRAS DE HERMENÊUTICA LEVAREM A MAIS DO QUE UM SENTIDO COM VALOR SEMELHANTE".

    XIX.) ORA, TENDO PRESENTES AS CONSIDERAÇÕES SUPRA REFERIDAS NO QUE SE REPORTA À INTERPRETAÇÃO DA L.EI E SEM ESQUECER O ELEMENTO LITERAL DESTA, A ÚNICA ACEPÇÃO POSSÍVEL E COERENTE COM A UNIDADE DO SISTEMA JURÍDICO (ART.° 9.° DO CC) É QUE AS PRESTAÇÕES A PAGAR PELO FGADM TÊM COMO LIMITE MÁXIMO MENSAL 4 UC'S, PARA CADA MENOR, POR CADA DEVEDOR.

    XX.) "AS CRIANÇAS SÃO, (...), UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS ENQUANTO MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL E DO ESTADO. DAÍ O DEVER DE PROTECÇÃO ÀS CRIANÇAS, O QUE IMPLICA A CONTRIBUIÇÃO TAMBÉM MONETÁRIA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO PLENO E INTEGRAL." (VIDE AC. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LLSBOA DE 20/09/2007, PROC.0 5845/2007-6, IN WWW.DGSI.PT) XXL) ASSIM, DEVE O ACÓRDÃO RECORRIDO SER SUBSTITUÍDO POR OUTRO QUE FIXE O INÍCIO DO PAGAMENTO DA PENSÃO DE ALIMENTOS PELO FGADM NO MOMENTO EM QUE O DEVEDOR PRINCIPAL DEIXOU DE CUMPRIR A SUA OBRIGAÇÃO, IN CASU, EM JUNHO DE 2005; E, XXII.) ATENDENDO AO LIMITE LEGAL DE 4 UCs POR CADA MENOR INDIVIDUALMENTE CONSIDERADO.

    NESTES TERMOS E NOS DEMAIS DE DIREITO APLICÁVEIS, REQUER-SE A VOSSAS EXCELÊNCIAS O SEGUINTE: I. - QUE SEJA CONCEDIDO PROVIMENTO AO PRESENTE RECURSO DE AGRAVO; E, EM CONSEQUÊNCIA, II. - QUE SEJA REVOGADO O DOUTO ACÓRDÃO RECORRIDO, DEVENDO O MESMO SER SUBSTITUÍDO POR DECISÃO, SEGUNDO A QUAL A OBRIGAÇÃO DO FUNDO DE GARANTIA DE ALIMENTOS DEVIDOS A MENORES, ABRANJA TODAS AS PRESTAÇÕES DEVIDAS E NÃO PAGAS PELO PROGENITOR RELAPSO, DESDE O MÊS DE JUNHO/2005, DATA EM QUE ENTROU EM INCUMPRIMENTO; E, III.- CONSIDERANDO O LIMITE LEGAL DE 4 UCs POR CADA MENOR INDIVIDUALMENTE CONSIDERADO.

    IV. - SEM PRESCINDIR, QUE, O PAGAMENTO DAS 4UC'S SEJA FIXADO UNICAMENTE À, AINDA MENOR CC, DESDE AQUELA DATA, ATENTAS AS NECESSIDADES ESPECIAIS DESTA, UMA VEZ QUE O, À DATA, MENOR BB, ATINGIU A MAIORIDADE EM 15/02/2010,.

    A entidade recorrida pugna pela manutenção da solução acolhida no acórdão recorrido.

  2. As instâncias fizeram assentar a decisão jurídica do litígio na seguinte matéria de facto: 1) BB nasceu a 15 de Fevereiro de 1992 e CC nasceu a 03 de Janeiro de 1996 e são filhos de AA e de DD.

    2) O agregado familiar da Requerente é composto por esta e pelos dois filhos menores.

    3) A Requerente aufere um vencimento líquido de € 514,04 mensais, na qualidade de assistente dentária e vive, com os filhos, numa casa propriedade da sua mãe, pelo que não paga renda nem hipoteca.

    4) Ambos os menores encontram-se a estudar e a Requerente tem despesas com a educação dos menores na ordem dos € 376,54 anuais.

    5) A menor CC...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT