Acórdão nº 0973/02 de Supremo Tribunal Administrativo (Portugal), 13 de Novembro de 2002

Magistrado ResponsávelALMEIDA LOPES
Data da Resolução13 de Novembro de 2002
EmissorSupremo Tribunal Administrativo (Portugal)

Com fundamento em extinção por incorporação da norma de incidência do contributo para a Conservação da Rede de Esgotos, em errónea qualificação de direito e de facto da realidade e situação tributária, em incompetência da entidade que fez a liquidação, em inconstitucionalidade do DL 442-C/88 e em violação do princípio do Estado de Direito e do artº 106º da CRP, A... com sede na Praça ..., 1250 Lisboa, deduziu impugnação judicial contra o acto de liquidação de 2 769 788$00 de Tarifa de Conservação de Esgotos, relativa ao ano de 1995, praticado pela Câmara Municipal de Lisboa.

Por sentença de fls. 157 e seguintes, o 5º Juízo do Tribunal Tributário de 1ª Instância de Lisboa julgou a impugnação improcedente, após concluir que a espécie tributária impugnada é uma taxa e não um imposto.

Não se conformando com esta sentença, dela recorreu a impugnante para o TCA, tendo apresentado as suas alegações de fls. 180 e seguintes, nas quais concluiu que a espécie tributária em causa é um imposto e não uma taxa, que mesmo que fosse taxa tinha sido absorvida pela contribuição autárquica, que a norma de incidência é inconstitucional ou viola o princípio da proporcionalidade.

A CML contra-alegou, sustentando a sentença recorrida (fls. 202 e seguintes).

Por acórdão de fls. 216 e seguintes, o TCA declarou-se incompetente em razão da hierarquia para conhecer do recurso, pelo facto de o mesmo ser restrito a matéria de direito.

Remetido o processo a este STA, o MºPº emitiu douto parecer nos termos do qual se deve negar provimento ao recurso.

Corridos os vistos cumpre decidir a questão de saber se a decisão recorrida deve ser confirmada ou reformada, sendo certo que, com interesse, foram dados como provados os seguintes factos: - a quantia liquidada diz respeito à tarifa de conservação de esgotos referente ao ano de 1995; - essa quantia é de 2 769 788$00 e é um somatório de várias quantias parcelares; - a tarifa encontra-se disciplinada no Regulamento Geral das Canalizações de Esgotos da cidade de Lisboa e a importância a pagar é de 0,25% sobre o valor patrimonial dos imóveis.

Vejamos a questão de mérito do recurso.

O primeiro problema que há que resolver é o da natureza jurídica da espécie tributária em causa: taxa ou imposto? Este STA tem uma jurisprudência uniforme no sentido de estamos em face de uma taxa e não de um imposto.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT