Acórdão nº 00735/03 de Tribunal Central Administrativo Sul, 03 de Fevereiro de 2004 (caso NULL)

Magistrado ResponsávelJosé Gomes Correia
Data da Resolução03 de Fevereiro de 2004
EmissorTribunal Central Administrativo Sul

Acorda-se, em conferência, na Secção de Contencioso Tributário (2.ª Secção) do Tribunal Central Administrativo: I.- RELATÓRIO 1.1.- MANUEL ... e ANA ..., com os sinais identificadores dos autos, interpuseram recurso jurisdicional da decisão do Mmo. Juiz do Tribunal Tributário de 1ª Instância do Porto, que julgou improcedente a presente impugnação judicial deduzida contra a liquidação de IRS do ano de 1994, concluindo assim as suas alegações: 1a. Foi feita errada apreciação dos factos, nomeadamente, não se tendo em conta os Boletins de Ajudas de Custo juntos aos autos pelo Serviço de Finanças.

2a. Resulta da prova considerada, matéria suficiente para o enquadramento da factualidade - efectivas despesas com refeições, alojamento e quilómetros em viatura própria, quando combinados com os Boletins de Ajudas de Custo juntos aos autos pelo serviço de Finanças.

3a. De qualquer modo, para afastar a classificação das despesas como ajudas de custo, teria a CF de ir investigar com mais rigor e obter elementos seguros, não se deixando embalar pelo mais fácil - a análise semântica, lógica e retórica.

4a. Não se considera que o Serviço de Finanças cumpriu com o ónus de prova, que lhe competia, até porque a E..., SA, cuja escrita foi analisada, é uma sociedade anónima, com sistema contabilístico organizado, cujos dados se presumem correctos, NESTES TERMOS, deve dar-se provimento ao recurso, com a revogação da sentença recorrida, que será substituída por outra que julgue procedente a impugnação, Fazendo-se a habitual JUSTIÇA.

Não houve contra - alegações.

A EMMP teve vista dos autos.

Satisfeitos os vistos legais, cumpre decidir.

* II.- FUNDAMENTAÇÃO: 2.1.- DOS FACTOS: Com Base nos documentos que junta, dão-se como assentes as seguintes realidades e ocorrências que subordinamos a alíneas: a)- O impugnante marido exerce actividade profissional mediante contrato de trabalho celebrado com a «E..., SA» sendo também seu administrador e accionista.

b)- Por força das suas actividades, presta serviços não só à Enginor mas também a todas as empresas participadas ou pertencentes ao mesmo grupo económico, designadamente a «Sousa ..., Construções, SA», «Silva ...& C.ª L.da» e «Companhia ....de S. Pedro da Cova, SA».

c)- No âmbito da sua actividade, o impugnante presta serviços às empresas do grupo, participando em reuniões, discutindo, negociando e fechando contratos.

d)- Para esse fim, teve de deslocar-se a vários pontos do pais em serviço, designadamente ao Algarve e à Régua, bem como a Espanha e Angola, em representação da E..., SA e demais empresas do grupo, negociando contratos, créditos e financiamentos, resolvendo conflitos, participando em concursos públicos, entre outras tarefas.

e)- A E..., SA não possuía viaturas no seu imobilizado nem alugadas.

f)- Nas deslocações (com excepção das efectuadas a Angola), o impugnante usava a sua própria viatura.

g)- Durante o ano de 1994, o impugnante recebeu da E..., SA uma verba mensal, que a empresa contabilizava como ajudas de custo e que era apurada por estimativa.

h)- Após um exame à escrita da E..., SA, foram efectuadas correcções técnicas à declaração de rendimentos apresentada petos impugnantes relativamente a 1994, de acordo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT